Roteiro de viagem: o que fazer em Nazaré – Portugal
O que fazer em Nazaré? Quais as melhores praias e locais a visitar? Neste guia turístico vamos responder a essas e outras dúvidas. Localizada no centro de Portugal, Nazaré é um destino perfeito para quem gosta de praias, atrações históricas e culturais, belos miradouros e boa gastronomia regional. A vila piscatória destaca-se principalmente pela sua beleza natural e tipicismo. O conjunto urbano é formado pelos núcleos populacionais da Pederneira, Sítio e a Praia da Vila. Nazaré é bastante conhecida por conta das maiores ondas do mundo. O cenário das ondas gigantes atrai anualmente milhares de turistas nacionais e estrangeiros. Venha conosco conhecer um pouco mais desse cantinho especial do distrito de Leiria e descubra os principais passeios, lugares mais bonitos da Nazaré e arredores, para um roteiro de 1, 2 ou 3 dias.
Nazaré – Portugal: vale a pena conhecer?
Está se perguntando se vale a pena conhecer Nazaré? Neste roteiro de viagem você vai encontrar vários motivos para visitar e se apaixonar por esse destino maravilhoso de Portugal.
Como chegar à Nazaré
A maneira mais cómoda de chegar a Nazaré é de carro por conta própria, táxi ou Uber. O aeroporto mais próximo da Nazaré é o Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, cidade a qual está a 125 km.
Saindo da capital, a Rede Expressos tem autocarros/ônibus em diversos horários todos os dias da semana.
Da Estação Ferroviária de Sete Rios (Lisboa), a viagem dura aproximadamente 2 horas. Preço do bilhete: 10 euros.
A partir da cidade do Porto, os autocarros/ônibus da Rede Expressos partem da Estação do Campo 24 de Agosto (210 km).
Onde ficar a dormir em Nazaré – Portugal
Quais são os melhores alojamentos para dormir perto dos principais pontos turísticos da Nazaré? Eis as propostas irrecusáveis onde ficar a dormir quando visitar Nazaré, a famosa terra das ondas gigantes.
Nota importante: os hotéis da região têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Garanta o seu quarto com antecedência e ganhe até 50% desconto através do site do Booking.
Hotéis confortáveis e bem localizados
Hotel Mar Bravo: Hotel 3 estrelas localizado na Avenida principal com vista privilegiada para o mar. Apresenta acomodações confortáveis e climatizadas, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!
Quinta do Campo: Alojamento de Turismo Rural instalado numa propriedade histórica do século XII. Dispõe de quartos duplos e apartamentos equipados com kitchenette (ideal para famílias com crianças). Animais de estimação admitidos. Fica a 5 km do centro.
NorthSpot: Alojamento Local situado na região central da Nazaré. Disponibiliza quartos equipados com banheiro privativo, piscina ao ar livre, terraço para banhos de sol. Bom preço x qualidade!
Solar da Cerca do Mosteiro: Alojamento de Turismo Rural instalado numa propriedade histórica. Está localizado a 12 km do centro e apresenta acomodações românticas e climatizadas, cercadas por um laranjal, uma horta e um jardim. Além disso, disponibiliza uma piscina ao ar livre, cozinha equipada, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária.
Vale d’Azenha Hotel Rural & Residences: Alojamento de Turismo Rural 4 estrelas. Apresenta acomodações aconchegantes, 2 piscinas, sauna, banheira de hidromassagem, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária.
Challet Fonte Nova: Boutique Hotel de Luxo instalado numa mansão histórica. Dispõe de acomodações românticas com mobiliário elegante, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos! Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta para casais!
Clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência através do site do Booking.
O que fazer em Nazaré – Portugal: dicas e roteiro dos melhores locais a visitar
Antes de fazer as malas para curtir os melhores locais da Nazaré e arredores, que tal descobrir tudo o que ver e fazer? Neste guia de viagem reunimos dicas das atrações e passeios imperdíveis.
Lembrando que você pode realizar os passeios de carro, por conta própria, ou através de excursões guiadas com agências de turismo locais.
Confira a seguir os melhores pontos de interesse para umas férias prolongadas em família ou uma escapadinha de fim de semana a dois!
Atrações históricas e culturais da Nazaré – Portugal
Principais atrações e marcos da Vila para visitar, levando-se em conta pontos históricos e culturais. Verifique abaixo os atrativos que não podem deixar de ser vistos se tiver com tempo curto em Nazaré.
1 – Museu do Peixe Seco
Seguindo com o que fazer em Nazaré, não poderíamos deixar de fora o Museu do Peixe Seco, situado junto à orla ou marginal da vila.
Inaugurado em Dezembro de 2016, este Museu Vivo é constituído pelos núcleos: Secagem do Peixe e Centro Interpretativo. Saiba mais aqui.
Mesmo ao lado do Museu do Peixe Seco ficam os tradicionais barcos coloridos de Nazaré, responsáveis pela pesca do peixe da região, que depois é levado para a secagem. O cenário é lindíssimo e rende fotos fantásticas!
2 – Forte de São Miguel Arcanjo e Farol da Nazaré
O Forte de São Miguel Arcanjo é um dos monumentos históricos mais visitados de Nazaré. A fortaleza foi construída em 1577 para defesa da costa da região.
Dentro das muralhas encontra-se o Farol da Nazaré e o Museu do Surf com uma exposição permanente de fotos, depoimentos e pranchas de surf oferecidas por alguns dos surfistas mais famosos do mundo.
A vista das muralhas é o principal posto de observação das ondas gigantes da Praia do Norte, que tornaram o destino numa referência do surf mundial.
A curiosa Pedra do Guilhim, situada no mar mesmo em frente ao Promontório da Nazaré, também se avista perfeitamente das muralhas do Forte de São Miguel Arcanjo.
3 – Sítio da Nazaré
Um dos passeios obrigatórios é o tour pelo charmoso Sítio, um dos locais mais bonitos da vila, onde se concentram alguns dos mais belos atrativos da região.
Mas afinal, o que é o Sítio? O Sítio da Nazaré é um dos bairros mais tradicionais da vila, situado no topo de um enorme penhasco, a 110 metros de altitude com vista privilegiada para a Praia da Vila.
Quando for ao Sítio visite a Igreja Nossa Senhora da Nazaré, situada no largo com o mesmo nome, o Padrão Vasco da Gama, o Museu Dr. Joaquim Manso, o Miradouro do Suberco e a Ermida da Memória, conhecida popularmente como Capela da Memória.
Nós chegamos ao Sítio da Nazaré de carro, mas é possível subir de funicular (chamado por Ascensor de Nazaré), desde a Praia da Vila.
No local existem várias lojas de artesanato nazareno, hospedagens confortáveis, deliciosos restaurantes regionais, bares e cafés com esplanada.
4 – Igreja Nossa Senhora da Nazaré
É o santuário mais importante da região e acolhe a bonita imagem de Nossa Senhora da Nazaré, padroeira da vila.
Além disso, no interior da igreja destacam-se os belos painéis de azulejos holandeses e portugueses, com alusões a alguns episódios bíblicos.
A Igreja de Nossa Senhora da Nazaré também é lugar de peregrinação e romaria e um dos mais antigos santuários de culto mariano em Portugal.
Endereço: Sítio da Nazaré, Largo de Nossa Sra. da Nazaré – Portugal
Entrada: Gratuita!
5 – Ermida da Memória
Situada junto ao Miradouro do Suberco, a Ermida da Memória, também designada de Capela da Memória, é um dos pontos mais importantes da fundação da vila da Nazaré. A antiga capela foi erguida por D. Fuas Roupinho, o alcaide ao qual a Nossa Senhora de Nazaré apareceu.
Conta a lenda que D.Fuas Roupinho tinha por hábito caçar na região e que um dia, perseguindo um veado que fugia em direção ao penhasco, correu atrás dele.
Atormentado pelo perigo, pois viu o animal desaparecer pelo precipício a grande velocidade, D. Fuas rezou, pedindo ajuda à Virgem. Esta respondeu-lhe, paralisando o cavalo no limite do penhasco e salvando a vida do cavaleiro.
Em forma de agradecimento, D. Fuas mandou edificar no alto desse mesmo penhasco a emblemática Ermida da Memória, hoje um dos locais mais visitados da Nazaré.
A fachada e o interior da Capela estão decorados com azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII, aos quais fazem alusão a essa lenda.
Endereço: Sítio da Nazaré, Rua 25 de Abril 17, Nazaré – Portugal
Entrada: gratuita!
6 – Museu Dr. Joaquim Manso
Para quem gosta de passeios culturais, recomenda-se uma visita ao Museu Dr. Joaquim Manso, um local muito interessante que conta toda a história da Vila de Nazaré.
O Núcleo Museológico reúne miniaturas de embarcações tradicionais da Nazaré, achados arqueológicos, registos e trajes tradicionais, assim como algumas peças de escultura e pintura.
Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 10h-12h30 e das 14h-17h30
Endereço: Rua D. Fuas Roupinho – Sítio Nazaré – Portugal
Miradouros em Nazaré
Quando visitar Nazaré aproveite para desfrutar da vista dos miradouros. Os dois miradouros que sugerimos a seguir entregam uma panorâmica privilegiada do mar, da vila e da região.
7 – Miradouro do Suberco – Nazaré
Trata-se do miradouro mais bonito de Nazaré, localizado no Sítio, no local denominado Promontório.
O penhasco ergue-se grandiosamente da Praia da Vila, e é o planalto onde se encontra o Sítio da Nazaré, atingindo mais de 110 metros de altitude.
Do Miradouro do Suberco avista-se o mar azul, as ondas gigantes da Nazaré e o casario branco da vila piscatória.
No local também se encontram algumas varinas vestidas com as tradicionais sete saias, oferecendo aos visitantes doces regionais, dentre outros produtos típicos.
Pode chegar ao miradouro de carro ou pelo ascensor (funicular). Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol!
8 – Miradouro da Pederneira
Outro local a não perder em Nazaré é o Miradouro da Pederneira, situado junto à Igreja da Misericórdia em Pederneira, um bairro histórico da região.
Este miradouro entrega um visual fantástico do mar, do casario branco da Vila da Nazaré, do Promontório e do Pinhal de Leiria.
Para além disso, o pôr-do-sol neste miradouro é absolutamente magnífico! Chega-se de carro e o Google Maps ensina o caminho.
9 – Baloiço da Ladeira ou Baloiço da Nazaré
O Baloiço da Ladeira é a mais nova atração da Nazaré com vista paradisíaca para o mar. Está localizado no alto da vila – o Sítio da Nazaré. O pensador desta obra descreve assim o Baloiço da Ladeira:
“… na Nazaré temos paisagens de uma beleza enorme, que só muda conforme as horas do dia. Do nascer ao pôr-do-sol, as cores e a luminosidade vão tendo vida própria que muitas vezes nos comove, nos faz sentir gratos pela sorte que temos. Este é o meu pequeno presente, um pouco de liberdade, de paz para vermos e sentirmos a Nazaré de outro ângulo, tão linda e tão nossa como sempre”.
Com uma mensagem linda dessas é impossível não se apaixonar com o Baloiço da Ladeira, que vem atraindo cada vez mais visitantes em busca da foto perfeita para as redes sociais Facebook e Instagram. Em suma: vale a pena conhecer!
Praias de Nazaré
As praias da Nazaré são a principal atração do destino, atraindo cada vez mais casais, famílias e surfistas de todos os cantos do mundo, graças aos muitos records de ondas gigantes que aqui se têm quebrado.
Se está a planear uma visita à terra das ondas gigantes, aproveite e dê uma voltinha pelas melhores praias da Nazaré, mesmo que o calor não aperte.
As paisagens são deslumbrantes e rendem fotos e momentos inesquecíveis! Descubra a seguir as 4 praias para visitar na região.
10 – Praia do Norte
Situada a norte do Promontório, a famosa Praia do Norte com suas incríveis ondas, encontra-se sobre a influência do fenômeno “Canhão da Nazaré”.
Para quem não sabe, foi aqui que Garrett McNamara, Sebastian Steudtner, Benjamin Sanchis, dentre outros grandes surfistas mundiais, surfaram as maiores ondas do mundo, segundo o Guiness Book of Records.
Em Dezembro de 2016 foi realizada na Praia do Norte, a primeira prova europeia de surf de ondas gigantes – Big Wave Tour – Nazaré Challenge 2016. Nós estivemos presentes e adoramos o evento do início ao fim!
Vale salientar que, além das ondas gigantes, a Praia do Norte é uma das praias preservadas e mais bonitas da Nazaré, cercada por dunas de areia dourada, bosques e pinheiros.
A Praia do Norte também reúne todas as condições para a prática de windsurf, kitesurf, pesca esportiva, dentre outros esportes aquáticos.
11 – Praia da Vila
A Praia da Vila é a praia central de Nazaré, prolonga-se pela avenida principal da vila e possui uma boa infraestrutura turística, o que a torna um destino ideal para casais e famílias com crianças e bebés.
Além da beleza natural, a Praia da Vila oferece aos turistas bons acessos ao areal, toldos e espreguiçadeiras para alugar, cafés à beira-mar e boas opções de hotéis e restaurantes típicos servindo pratos de marisco e peixe fresco.
Nos arredores existem supermercados, pontos de táxi, lojas de comércio local, dentre outros serviços. Os meses perfeitos para desfrutar por ali são: Junho, Julho, Agosto e Setembro. A não perder!
12 – Praia do Sul
Entre a Praia da Nazaré e a Praia do Salgado, encontramos a Praia do Sul, uma bela enseada protegida do vento. O acesso à praia faz-se através do Porto de Pesca.
Praticamente deserta o ano todo, a Praia do Sul é uma ótima alternativa para escapar das praias movimentadas da Nazaré.
Não tem apoio de alojamentos, restaurantes, vigilância, nadadores salvadores, mas tem beleza natural e tranquilidade de sobra.
13 – Praia do Salgado
Localizada no sopé da Serra de Mangues, a Praia do Salgado apresenta uma paisagem bonita e preservada. O areal é extenso e o mar reúne boas condições para a prática de surf, windsurf e vela.
Mas quando a maré baixa, a praia forma deliciosas piscinas naturais e águas azuis e cristalinas. No local também existe uma escola que organiza saltos de parapente e asa-delta do alto da serra, lugar ideal para atividades de desportos radicais.
Em 2012, a QUERCUS atribuiu à Praia do Salgado a distinção de “qualidade de ouro”, relativa à qualidade da água.
Locais a visitar perto da Nazaré
Há um pouco de tudo para visitar perto de Nazaré: praias lindas para descontrair e cidades com belos centros históricos para um passeio cultural e monumental.
A maioria dos pontos de interesse turístico que selecionamos encontra-se a menos de 15 minutos de carro da Nazaré. Conheça os 6 melhores locais para visitar nos arredores de Nazaré. Verifique!
14 – São Martinho do Porto
São Martinho do Porto é uma aldeia encantadora situada em uma bela baía de águas calmas e cristalinas.
A enseada, em forma de concha, é ligada ao Oceano Atlântico por uma abertura estreita. Fica a 15 km de Nazaré e o caminho não tem nada que enganar.
Pontos turísticos a não perder: Baía ou Concha de São Martinho do Porto, Farol e Miradouro de São Martinho do Porto, Ruínas do Porto, Igreja Matriz de São Martinho.
15 – São Pedro de Moel
Cercada pelo Pinhal de Leiria e pelo mar, São Pedro de Moel é uma aldeia piscatória do concelho da Marinha Grande. Está localizada a apenas 20 minutos de carro da Nazaré. Acesso fácil!
Pontos turísticos a não perder: Praia de São Pedro de Moel, Farol do Penedo da Saudade, Praia do Vale Furado, Museu do Vidro (10 km).
16 – Praia da Foz do Arelho
Bonita praia com extenso areal, situada perto da Vila da Nazaré, também aqui poderá tomar banhos de água doce e salgada.
O cartão de visita desta praia é a “Lagoa de Óbidos”, um dos sistemas lagunares costeiros mais extensos do litoral português.
Para ter uma vista espetacular da Praia da Foz do Arelho, realize o percurso a pé pelos passadiços de madeira que começam perto da vila piscatória.
A Foz do Arelho pertence ao concelho de Caldas da Rainha e, além das belezas naturais, oferece boa infraestrutura de apoio aos veranistas.
17 – Vila Histórica de Óbidos
Pertinho da Praia da Foz do Arelho fica Óbidos, uma das mais belas e encantadoras vilas amuralhadas de Portugal.
A fundação de Óbidos ascende ao ano 308 a.C., pelos celtas, tendo sido conquistada pelos romanos, que ali deixaram importantes vestígios.
Aos visigodos, sucedem-se os mouros, até que o nosso primeiro rei D. Afonso Henriques a conquista, no ano de 1148.
Posteriormente, a vila ficou conhecida como o “presente das rainhas”, pois ela fazia parte do dote de muitas delas, como da Rainha Santa Isabel, Filipa de Lencastre, Urraca de Castela, Leonor de Aragão e Leonor de Portugal.
Apesar de ser fácil explorar a vila a pé, ter em mãos dicas de Óbidos facilita bastante o passeio, sobretudo para quem tem poucos dias de férias. Verifique a seguir os locais a visitar!
Pontos de Interesse: conhecer a Capela da Porta da Vila, circular pela Rua Direita, percorrer as muralhas da vila, tomar Ginjinha no copo de chocolate, visitar o Santuário do Senhor da Pedra, conhecer as Igrejas e capelas da vila e, por fim, visitar o Castelo de Óbidos, hoje aberto para visitação e também funciona como hotel de luxo, para quem deseja pernoitar em Óbidos e ter uma experiência digna de rei. Saiba mais sobre a Pousada Castelo aqui.
Dicas: Dentro das muralhas de Óbidos não circulam carros, mas fique descansado porque a vila é pequena e dá para conhecer todas as atrações facilmente a pé. Se precisar de um restaurante para comer bem em Óbidos, vá A Nova Casa de Ramiro, situado Rua Porta do Vale. Reserve pelo menos 4 horas para este passeio.
18 – Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é uma das obras-primas da arquitetura e história portuguesa, classificada pela UNESCO como Património Mundial, considerada uma das mais importantes abadias Cistercienses Europeias.
Para visitar o Mosteiro de Alcobaça você precisa viajar até à cidade de Alcobaça, situada a pouco mais de 10 km de distância de Nazaré. A visita pode ser feita individualmente ou com guia credenciado.
Horário de funcionamento: outubro a março das 9h00 às 17h00 (última entrada 16h30). De abril a setembro das 9h00 às 19h00 (última entrada 18h30). Encerra dia 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.
19 – Mosteiro da Batalha
Classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, o Mosteiro da Batalha é o berço da arquitetura manuelina em Portugal e um dos mais importantes edifícios góticos do continente europeu.
Para conhecer de perto o Mosteiro da Batalha você precisa viajar até à cidade da Batalha, localizada a 30 minutos de carro da Vila da Nazaré. A visita ao Mosteiro pode ser realizada individualmente ou com guia credenciado. Imperdível!
Horário de funcionamento: outubro a março das 9h00 às 17h00 (última entrada 16h30). De abril a setembro das 9h00 às 19h00 (última entrada 18h30). Encerra dia 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.
Restaurantes em Nazaré: as melhores opções para comer bem
Agora que você já sabe quais os lugares turísticos a visitar em Nazaré e arredores, que tal descobrir os melhores restaurantes para comer bem na vila?
Veja a seguir dicas de restaurantes imperdíveis, clássicos e especializados em peixe e marisco para você aproveitar o melhor da culinária local praiana.
20 – Pangeia Restaurante
Comandado pelo renomado Chef Carlos, o Pangeira Restaurante é uma das casas mais elogiadas da Nazaré, especializada em pratos de polvo e marisco.
O menu degustação presta homenagem aos sabores do mar e o ambiente é requintado e aconchegante.
Além do espaço interior acolhedor, o restaurante ainda conta com uma agradável esplanada que oferece uma vista deslumbrante para o casario branco da Nazaré e para o Oceano Atlântico. Atendimento personalizado.
Endereço: Rua Abel da Silva, Nº50, 2450-060 Nazaré – Portugal
Contato para reservas: 917 934 726
21 – Rosa dos Ventos Restaurante
O Rosa dos Ventos serve pratos tradicionais da cozinha portuguesa. O espaço é simples com toalhas de papel nas mesas, mas a comida é deliciosa e as doses generosas.
Recomenda-se vivamente a quem quer um almoço ou jantar de qualidade, com pratos de marisco e peixe sempre fresquinho. Ambiente descontraído e atendimento simpático.
Endereço: Rua Gil Vicente 88, Nazaré – Portugal
Contato para reservas: 910 200 204
22 – Sitiado Restaurante
Apresenta um ambiente vintage, com elementos decorativos que remetem para antigas casas de família. O Sitiado Restaurante serve uma boa variedade de petiscos, tapas e pratos da cozinha tradicional portuguesa.
O restaurante é famoso por sua cozinha inovadora, com produtos regionais de qualidade, ambiente aconchegante e simpatia no atendimento. Convém reservar mesa com antecedência.
Endereço: Rua Amadeu Gaudêncio, 2, Sítio da Nazaré – Portugal
Contato para reservas: 262 087 512
Como se locomover em Nazaré
A vila não é muito grande e uma boa parte dela dá para explorar tranquilamente a pé, mas nem tudo. Então, quando visitar Nazaré escolha conhecer o destino de carro próprio ou alugado.
Assim você ganha mais tempo e liberdade para explorar as atrações da região, além de outros locais turísticos dos arredores como São Martinho do Porto, Alcobaça, São Pedro de Moel, Praia da Foz do Arelho, Batalha e a Vila Histórica de Óbidos, por exemplo.
Quantos dias ficar em Nazaré
Se o objetivo da sua viagem a Nazaré é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros pontos turísticos dos arredores, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita.
Roteiro de 1 dia em Nazaré: o que visitar
Se fará um bate-volta e tem apenas um roteiro de 1 dia em Nazaré, terá que escolher com cautela o que explorar por lá, ok?
A nossa sugestão é reservar, pelo menos, a parte da manhã para conhecer o Miradouro da Pederneira, a Praia da Vila, o Museu do Peixe Seco, a Praia do Norte e o Forte de São Miguel Arcanjo.
No período da tarde, realize o tour pelo Sítio da Nazaré e visite a Igreja Nossa Senhora da Nazaré, o Museu Dr. Joaquim Manso, o Miradouro do Suberco, o Baloiço da Nazaré e a Ermida da Memória.
No final da tarde assista ao pôr do sol no Miradouro do Suberco e aproveite para jantar no Restaurante Sitiado. Acorde cedo para curtir os passeios ao máximo!
+ Dicas de locais a visitar
Agora que você já descobriu o que visitar em Nazaré e arredores, aproveite e confira outros locais lindos para conhecer em Portugal.
+ Melhores lugares para conhecer em Lisboa
+ O que fazer na Serra da Arrábida
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
*Gostou do post sobre o que fazer em Nazaré – Portugal? Compartilhe com seus amigos!
O post O que fazer em Nazaré apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
O que fazer em Nazaré published first on https://partiupelomundo.com/
No comments:
Post a Comment