Roteiro turístico: o que visitar em Tomar – Portugal
Muita gente que planeia uma viagem a Portugal quer saber o que visitar em Tomar, afinal, esta é uma das cidades mais famosas e bonitas do país, imperdível pela sua história, cultura e boa comida regional. Tomar oferece ao viajante um pouco mais do que os tradicionais castelos e obras históricas portuguesas. Ela oferece uma verdadeira experiência “templária”. Uma cidade com 20 mil habitantes, Tomar é o lar de uma grande riqueza gastronómica centro-portuguesa e também de uma rede de charmosos hotéis e pousadas. Um dos mais significativos pontos históricos de Portugal, Tomar foi um dia o “quartel-general” da poderosa Ordem de Cristo dos Cavaleiros Templários. Aqui um guia de viagem com dicas dos melhores hotéis, restaurantes e dos locais a visitar em Tomar e arredores. Aproveite e confira abaixo os lugares mais bonitos de Tomar para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias de verão em família.
Vale a pena conhecer Tomar
Está se perguntando se vale a pena ou não conhecer Tomar? Neste guia turístico completo você vai encontrar vários motivos para visitar e se apaixonar por esse cantinho especial de Portugal.
Onde ficar em Tomar
Quais os melhores hotéis para dormir perto dos principais pontos de interesse turístico de Tomar? Eis as propostas irrecusáveis onde ficar a dormir quando visitar Tomar, a emblemática cidade templária.
Nota importante: os hotéis em Tomar têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Garanta o seu quarto com antecedência e ganhe até 50% desconto através do site do Booking.
Hotéis confortáveis e bem localizados
Hotel dos Templários: Hospedagem 4 estrelas com excelente localização no Centro Histórico de Tomar. As suítes espaçosas do Hotel dos Templários dispõem de ar-condicionado e varanda com vista para o rio Nabão e para o Parque Mouchão. Além disso, oferece sala de jogos, campo de ténis, um spa completo e 2 piscinas, sendo uma de interior aquecida e outra ao ar livre em estilo lagoa, com vistas sobre a Cidadela de Tomar. Disponibiliza também Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. Boa aposta!
Thomar Story – Guest House: Alojamento Local às margens do rio Nabão e acesso fácil aos pontos turísticos de Tomar. O Thomar Story – Guest House está inserido num belo edifício do século XIX. Apresenta acomodações confortáveis decoradas com mobiliário contemporâneo. Alguns quartos incluem a sua própria kitchenette equipada. Disponibiliza também Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária.
Residencial Uniao – Guest House: Alojamento Local em pleno coração do Centro Histórico de Tomar. Apresenta quartos confortáveis e climatizados, terraço, jardim e Wi-Fi gratuito. Café da manhã incluso no valor da diária.
Lodge Residence by Vila Palmeira: Aparthotel localizado a 5 minutos de carro do Centro Histórico de Tomar. Todas as unidades apresentam vista para a piscina e para o jardim e estão equipadas com uma kitchenette completa: micro-ondas, frigorífico, placa de fogão, torradeira e uma máquina de café. Dispõe também de um terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos!
Clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência através do Booking.
Dicas: O que visitar em Tomar – Portugal: locais turísticos
Não será difícil encontrar o que visitar em Tomar. Com um roteiro turístico bem definido de 1, 2, ou 3 dias, você certamente vai curtir tudo que a cidade tem melhor.
Agora que você já sabe onde ficar a dormir em Tomar, aproveite e descubra os melhores passeios para fazer e principais locais turísticos a visitar na cidade e arredores.
Lembrando que você pode fazer os passeios por conta própria ou através de agências de turismo locais. Veja a seguir os pontos de interesse imperdíveis para conhecer em Tomar!
1 – Festa dos Tabuleiros
A tradicional Festa dos Tabuleiros é a celebração mais importante da cidade de Tomar e uma das maiores e mais antigas de Portugal. O evento atrai visitantes do mundo tudo.
Esta festa realiza-se de 4 em 4 anos e a próxima está agendada para julho de 2023. Nessa altura Tomar ganha um colorido especial com as suas ruas decoradas de flores de papel.
O ponto alto da Festa dos Tabuleiros é o cortejo, onde as raparigas nabantinas transportam à cabeça os tabuleiros que por tradição devem ser proporcionais à sua altura.
Para além da emblemática Festa dos Tabuleiros, no concelho de Tomar também ocorrem anualmente os seguintes eventos:
– Festival Bons Sons (mês de Agosto, na Aldeia de Cem Soldos)
– Festa Templária (mês de Maio)
– Estátuas Vivas (mês de Setembro)
2 – Convento de Cristo
Muitas das grandes viagens dos portugueses ao mundo teriam sido planejadas por Henrique, o Navegador, a partir desta pequena cidade.
A sinergia entre o descobrimento, a aventura e a religião está incrustada na cidade, começando pelo imponente Convento de Cristo – Património Mundial da UNESCO, e um dos monumentos históricos mais importantes de Tomar.
Mais do que um simples convento, a construção é uma verdadeira fortaleza monástica com cinco séculos de história. Os traços originais da obra foram construídos por ninguém mais que o mestre templário da província na época, um homem chamado Gualdim Pais.
Mas o início templário sofreu influências diversas no decorrer das obras – colunas toscanas e coríntias dividem espaço com influências mouras, toques do Alto Gótico, um inconfundível estilo manuelino e, claro, interiores de um barroco sem igual.
Além de ser o ponto de difusão das grandes navegações, o local também foi o ponto de formação da União Ibérica, ainda em 1581, quando Filipe II da Espanha foi também reconhecido como sendo Filipe I de Portugal, numa união que perdurou até 1640.
Guias narram todos esses fatos a visitantes, passando pela entrada majestosa do convento e mostrando seus murais, esculturas, janelas ornadas, além da Cruz da Ordem de Cristo e emblemas do reino de Portugal. A não perder!
Horário de funcionamento do Convento de Cristo: de Outubro a Maio, das 09h às 17h30, (última entrada às 17h) de Junho a Setembro, das 09h às 18h30 (última entrada às 18h).
Encerra: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24 e 25 de Dezembro.
Preços do ingresso: Confira: aqui!
Dica: A entrada é gratuita para residentes em território nacional em todos os domingos e feriados até às 14h.
3 – Sinagoga e Antiga Judiaria de Tomar
Muito se fala da presença de judeus em Portugal na Idade Média e Moderna, mas pouco sabemos a respeito deles. Bem, Tomar era um dos locais nos quais judeus provenientes de muitas partes da Europa eram bem-vindos.
Prova disso é a majestosa Sinagoga de Tomar, construída entre 1430 e 1460, quando a comunidade judia forte que ali se instalaria começou a chegar, formando o bairro que seria conhecido como Judiaria.
A paz dessa comunidade já seria ameaçada em 1496, quando o rei Manuel I obrigou judeus a deixar Portugal ou converter-se ao cristianismo. A sinagoga foi então vendida e transformada em prisão, operando assim até meados do século XVI, virando uma capela cristã no começo do século XVII.
A partir do século XIX, o edifício seria usado como celeiro e armazém, até ser comprado por Samuel Schwarz, em 1923. Em 1939, foi doado ao Estado e transformado em um Museu Luso-Hebraico. Vale a pena conhecer!
Horário de Funcionamento: de Outubro a Abril, das 10h às 13h e das 14h às 18h. De Maio a Setembro, 10h às 13h e das 15h às 19h. Encerra: Segundas, 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
Endereço: Rua Dr. Joaquim Jacinto, nº 73 (centro histórico) 2300-577 Tomar
Entrada: Gratuita!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
4 – Corredoura (Rua Serpa Pinto)
A Corredoura, atual Rua Serpa Pinto, é o caminho que outrora os cavaleiros percorriam para chegar ao Castelo de Tomar. Atualmente, a Corredoura está entre os mais importantes pontos comerciais da cidade.
Esta rua de uso exclusivo para pedestres situa-se no coração do Centro Histórico e abriga todo o tipo de comércio, desde alojamentos, restaurantes regionais, cafés, etc.
Um dos locais mais emblemáticos desta rua é o famoso Café Paraíso. Trata-se de um elegante café centenário onde você poderá sentir parte da história de Tomar.
Fundado em 1911, o Café Paraíso tornou-se o ponto de encontro de personagens ilustres da época e fonte de inspiração para escritores e artistas.
Depois, vale a pena fazer uma visita à Confeitaria Estrelas de Tomar, o local certo para experimentar alguns dos melhores os doces típicos da cidade: as “Fatias de Tomar”, “Queijinhos de Tomar” e o “Beija-me Depressa”. Ninguém resiste!
5 – Museu dos Fósforos
Instalado no Convento de São Francisco, o Museu dos Fósforos é um dos espaços mais originais para se conhecer na cidade de Tomar.
Este museu acolhe uma colecção extraordinária de caixas de fósforos de todo o mundo e de todos os tempos. No total são mais de 60 mil caixas, representando cerca de 127 países. Entrada gratuita!
Endereço: Av. Gen. Bernardo Faria, Tomar – Portugal.
Horário de funcionamento: De terça-feira à domingo das 10h às 13h e das 15h às18h. Encerra às segundas-feiras.
6 – Igreja de São João Batista
Outras obras religiosas de prestígio dividem as atenções dos turistas com o convento – é o caso da Igreja de São João Batista, uma bonita obra manuelina no coração da cidade, com uma fachada e entrada características, que foram renovadas diversas vezes até a atualidade.
A Igreja de São João Batista situa-se na Praça da República, onde o visitante encontra também várias opções de cafés e restaurantes com ótima gastronomia local e internacional. Entrada gratuita!
7 – Igreja de Santa Maria dos Olivais
Para quem busca igrejas mais com “cara” de templários – a dica é a Igreja de Santa Maria dos Olivais, uma obra do século XII que foi o ponto de convergência de grandes mestres da Ordem de Cristo.
Novamente, a obra teve o toque do mestre Gualdim Pais – talvez um dos mais famosos e renomados templários que passou pela história de Portugal.
A história da região na qual está instalada a igreja, no entanto, tem uma história ainda mais antiga, que remonta a cidade romana de Sélio – algo confirmado por meio de diversas escavações arqueológicas.
A título de curiosidade: em frente a esta antiga igreja, existe uma torre quadrangular. Segundo os locais, ali está o início de um túnel que liga a igreja ao Castelo dos Templários.
Endereço: Av. Horta del Rey, Tomar, Portugal
Entrada: Gratuita!
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
8 – Castelo de Tomar
Claro, o mesmo Gualdim Pais, responsável pelo preâmbulo do convento, construiu no século XII a poderosa fortaleza que marca a cidade, nas colinas próximas ao rio Nabão.
O Castelo de Tomar, colado ao Convento de Cristo, é um exemplo claro de como se defendiam os poderosos templários, naquela altura em seu auge militar.
O castelo marcava a fronteira entre os reinos cristãos da época, na tentativa de segurar o avanço mouro na península.
Como é tradicional, o castelo de Tomar possui um forte muro externo que cercava uma cidadela em seu interior.
As torres centrais que incluíam, naquela altura, eram a sede administrativa e a residência dos mais importantes cavaleiros da região.
As torres redondas junto às muralhas da fortaleza não apenas concedem ao castelo um ar de “faz de conta”, mas também eram defensivamente mais eficientes do que as antigas torres quadrangulares de muitos castelos medievais – e os templários, logicamente, sabiam disso.
O Castelo de Tomar é uma experiência única – e um daqueles lugares nos quais vale a pena ouvir atentamente todas as histórias que conta o guia, ao longo do passeio.
Horário de funcionamento do Castelo de Tomar: De Outubro a Maio, das 09h às 17:30 (última entrada às 17h). De Junho a Setembro, das 09h às 18:30 (última entrada às 18h).
Encerra: a 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.
Preços do ingresso: Confira: aqui!
9 – Mata Nacional dos Sete Montes
A Mata Nacional dos Sete Montes é o principal parque da cidade, com cerca de 39 hectares.
Este parque fica no Centro Histórico de Tomar, logo no início da subida que leva ao Castelo dos Templários e Convento de Cristo.
Segundo os moradores locais, a Mata Nacional dos Sete Montes era onde os Templários praticavam os rituais iniciáticos da Ordem religiosa militar.
O local está repleto de jardins de buxo francês e mata com ciprestes, oliveiras centenárias, pinheiros bravos e mansos e carvalhos.
É o espaço ideal para um belo passeio ao ar livre e um piquenique em família, principalmente durante os meses de primavera-verão. Continue lendo as dicas sobre o que visitar em Tomar.
10 – Ponte Velha de tomar
A Ponte Velha, ou Ponte de Dom Manuel, é um dos principais cartões de visita de Tomar. Acredita-se que a origem desta ponte, sobre o rio Nabão, seja de origem Romana, embora não haja certezas.
A Ponte Velha localiza-se junto à Igreja e Convento de Santa Iria e é um dos principais acessos ao Centro histórico da cidade. O visual rende fotos lindas!
11- Rio Nabão e Roda do Parque do Mouchão de Tomar
O Parque do Mouchão é um belo jardim situado no centro de Tomar, onde o rio Nabão é a grande atração do local.
Com sombras providenciadas por diversas árvores frondosas, o Parque do Mouchão é o ponto certo para estender a toalha de piquenique e petiscar com amigos ou família.
Este parque acolhe a Roda do Mouchão, uma bela amostra dos engenhos hidráulicos que aproveitavam a força das águas do rio Nabão, para fornecer água aos moinhos e lagares da cidade de Tomar. Está gostando das dicas sobre o que visitar em Tomar? Salve o post nos favoritos!
12 – Levada de Tomar
A poucos metros da Ponte Velha, fica a Levada de Tomar. No local podemos apreciar não só os belos edifícios dos antigos lagares e moinhos, que trabalhavam com a força desde o tempo dos Templários, mas também a antiga usina elétrica, facilmente identificável pela imponente chaminé de tijolo, há pouco tempo transformada em museu.
Na verdade, toda a área está sendo recuperada arquitetonicamente, com vista à criação do futuro Centro Cultural da Levada de Tomar. Vale a pena conferir!
Principais pontos de interesse em Tomar
Em suma, estes são os pontos de interesse turístico a visitar no centro de Tomar. Todas as atrações da lista estão perto umas das outras e podem ser visitadas tranquilamente a pé.
– Convento de Cristo de Tomar (Património Mundial da UNESCO)
– Sinagoga e Antiga Judiaria de Tomar
– Corredoura (Rua Serpa Pinto)
– Museu dos Fósforos
– Igreja de São João Batista
– Igreja de Santa Maria dos Olivais
– Castelo de Tomar
– Mata Nacional dos Sete Montes
– Ponte Velha de Tomar
– Rio Nabão e Roda do Parque do Mouchão de Tomar
– Levada de Tomar
Locais a visitar nos arredores (perto) de Tomar
Nos arredores de Tomar, existem inúmeros locais turísticos dignos de um bate e volta ou de uma visita mais demorada, dependendo do seu tempo, disposição e interesse. Aproveite:
13 – Aqueduto de Pegões
Construído no século XVI por ordem do rei D. Filipe I, o Aqueduto de Pegões teve como principal objetivo abastecer de água do grandioso Convento de Cristo.
A construção possui um comprimento de aproximadamente 6 km e no seu troço conta com 180 arcos que no ponto de maior altitude atinge mais de 30 metros.
O Aqueduto de Pegões situa-se a 3 km do centro de Tomar, e é possível chegar até ele por meio de um trilho que começa no Convento de Cristo.
Para os viajantes que chegaram em Tomar de comboio ou autocarro (ônibus) e não querem realizar o percurso a pé até ao Aqueduto de Pegões, a dica é contratar um passeio de tuk tuk no centro da cidade.
14 – Castelo de Almourol
O imponente Castelo de Almourol faz parte da lista dos castelos mais bonitos de Portugal. Localizado numa pequena ilha escarpada no meio do rio Tejo, a fortaleza, de origem medieval, está intimamente ligada aos Templários, o que faz aumentar o seu encanto.
Para visitar o Castelo de Almourol você precisa viajar até à pequena localidade de Vila Nova da Barquinha, pertencente ao distrito de Santarém (25 minutos de carro de Tomar). O Google Maps ensina o caminho para lá chegar.
Uma vez no local, a única forma de aceder ao castelo é através de um barco, que tem capacidade para 10 pessoas. Preço: 4,00€ (inclui ida/volta no barco e as entradas no Castelo e no Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha). Simplesmente imperdível!
15 – Aldeia Histórica de Dornes
Visitar Dornes é visitar uma das vilas mais encantadoras de Portugal. Localizada em uma península banhada pelo rio Zêzere, a Aldeia Histórica de Dornes parece extraída dum conto de fadas.
Não à toa esta bela localidade do concelho de Ferreira do Zêzere, é conhecida como a Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários. Em 2017 tornou-se numa das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias.
Dornes tem uma beleza peculiar, repleta de lendas e magníficas paisagens naturais ao redor. O clima é rural e o destino garante paz e tranquilidade o ano todo, o ideal para quem pretende fugir do agito das grandes cidades. Veja a seguir o que ver e fazer.
Pontos de interesse turístico em Dornes: Templo de Nossa Senhora do Pranto, Torre Pentagonal de Dornes, Capela de Santo António, Praia Fluvial de Dornes, Trilho Vigia do Zêzere, passeio de barco na Albufeira de Castelo de Bode. Reserve pelo menos 2 dias.
16 – Praia Fluvial do Alqueidão
O concelho de Tomar oferece belas praias fluviais escondidas em pequenos paraísos e em encantadoras aldeias históricas.
Se está a planear visitar Tomar no verão vale a pena conhecer e desfrutar da Praia Fluvial do Alqueidão, situada na famosa Barragem de Castelo de Bode, que serpenteia à volta da mítica Ilha do Lombo.
A Praia Fluvial do Alqueidão fica na freguesia de Olalhas, a 17 km do centro de Tomar. Além da soberba paisagem e do pôr do sol de sonho, o local ainda possui uma área bem estruturada para piqueniques e equipada com mesas, cadeiras e churrasqueira.
Ideal para passar um dia quente de verão, a dois, com amigos ou em família com crianças e bebés. As águas são calmas e as crianças podem aproveitar o seu dia a brincar no rio em segurança.
17 – Baloiço do Talegre
O Baloiço do Talegre fica em Alburitel, no concelho de Ourém, e tem uma vista fantástica da Serra de Alburitel. Para visitar e fotografar.
O local onde está instalado o baloiço é de fácil acesso e nas imediações há um parque de estacionamento onde é possível deixar o carro.
O Baloiço do Talegre atrai visitantes de todas as idades, que não resistem a baloiçar no cume da Serra e da paisagem envolvente. O cenário é maravilhoso e rende fotos lindas para as redes sociais Facebook e Instagram. Garantimos!
Depois, para os mais aventureiros foram criados na região percursos pedestres: o Trilho do Talegre e o Trilho Tranquilo, caminhos espetaculares para vislumbrar o verde e respirar o ar puro da Serra de Alburitel. Fica a dica!
18 – Praia Fluvial de Alverangel
A Praia Fluvial de Alverangel fica num local calmo onde o silêncio impera e é possível relaxar em comunhão com a natureza.
Localizada na freguesia de Olalhas, esta é mais uma das belas praias fluviais da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode, conhecida pelos tomarenses por Praia do Casalinho. Sem dúvida, um dos melhores lugares para conhecer no concelho de Tomar.
As águas limpas, azuis e cristalinas fazem as delícias dos veraneantes que procuram este belo paraíso fluvial durante os meses de maior calor. Reserve pelo menos 1 dia da sua viagem para curtir este belo destino.
Onde comer bem em Tomar
Taverna Antiqua
Endereço: Praça da República, 23-25, Tomar 2300-178 Portugal
Alpendre
Endereço: Rua Principal 13, Tomar 2300-178 Portugal
Restaurante Sabores ao Rubro
Endereço: Rua João Carlos Everard, Tomar 2300-561 Portugal
Quantos dias ficar em Tomar
Se o objetivo da sua viagem a Tomar é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros pontos turísticos da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita.
Tomar – Portugal: clima e quando ir
A cidade de Tomar pode ser visitada em qualquer altura do ano. Mas obviamente, os dias ensolarados são sempre os melhores para curtir sua viagem. A alta temporada acontece entre os meses de maio e setembro.
Nessa altura, a chance de você aproveitar os passeios é maior, pois é a temporada que chove menos e os dias são mais longos e agradáveis, perfeitos para atividades ao ar livre e para aproveitar as praias fluviais da região.
Caso planeje visitar Tomar entre outubro e abril não se esqueça de colocar roupa quentinha na mala e ter um guarda-chuva sempre por perto.
Roteiro de 1 dia em Tomar: o que fazer
Se fará um bate-volta e tem apenas um roteiro de 1 dia em Tomar, terá que escolher com cautela o que explorar por lá, ok?
A nossa sugestão é reservar, pelo menos, a parte da manhã para conhecer o Convento de Cristo, o Castelo de Tomar, a Mata Nacional dos Sete Montes e a Sinagoga e Antiga Judiaria de Tomar.
No período da tarde, não deixe de fazer um tour pela Corredoura (Rua Serpa Pinto), Igreja de São João Batista, Igreja de Santa Maria dos Olivais, Ponte Velha de Tomar e Aqueduto de Pegões. Acorde cedo para aproveitar bem o dia!
Informações úteis
Tomar não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo é o da Portela, (Lisboa), que fica a cerca de 130 km de distância de Tomar. A cidade do Porto (capital do norte de Portugal) está localizada a 199 km.
Já o Santuário de Fátima situa-se apenas a 38 km de Tomar. Como explicamos em posts anteriores: para quem está visitando Portugal e preza por conforto, autonomia e praticidade, a melhor forma de se locomover pelo país é de carro próprio ou alugado.
+ Dicas de lugares e sítios a visitar
Agora que você já sabe o que visitar em Tomar, aproveite e descubra outros lugares e sítios a visitar em Portugal.
+ Melhores lugares para conhecer em Lisboa
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do post sobre o que visitar em Tomar? Compartilhe com seus amigos!
O post O que visitar em Tomar apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
O que visitar em Tomar published first on https://partiupelomundo.com/
No comments:
Post a Comment