Sunday, May 16, 2021

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Roteiro turístico: o que fazer em Vila Nova de Milfontes – Alentejo

O que fazer em Vila Nova de Milfontes? Quais as melhores praias da região? Neste roteiro de viagem vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. Vila Nova de Milfontes está localizada na margem Norte da foz do rio Mira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A “Princesa do Alentejo” (como é conhecida), é o destino certo para os viajantes que querem passar umas férias na praia, escapando do agito das grandes cidades. Com belezas naturais surpreendentes, a região acolhe algumas das mais belas praias da Costa Alentejana. Para além disso, o coração da vila é uma graça, repleto de casas branquinhas e uma Fortaleza no centro – descortinando uma vista fantástica para o rio Mira e para a Praia das Furnas. Leia as dicas deste guia turístico até ao fim e descubra os lugares mais bonitos de Vila Nova de Milfontes, no Alentejo. 

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Onde fica Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes está localizada no litoral do Alentejo (Sul de Portugal), no concelho de Odemira, e integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A vila situa-se a 2h30 de distância do aeroporto da Portela em Lisboa (223 km) e a 1h 50 do aeroporto de Faro no Algarve (135 km).

Como chegar

A maneira mais rápida de chegar a Vila Nova de Milfontes é de carro próprio ou alugado. Os transportes públicos que ligam Milfontes às principais cidades portuguesas são os ônibus (autocarros) da empresa Rede Expressos. Não existe ligação de comboio/trem.

Quando visitar Vila Nova de Milfontes

Já visitamos Vila Nova de Milfontes diversas vezes e garantimos, qualquer altura é boa para conhecer a região.

Mas se a ideia for curtir banhos de sol e mar, a melhor época para passar férias na região acontece entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas começam a subir e as chuvas diminuem bastante. 

Durante os meses de primavera – verão e com os dias ensolarados, a Vila fica ainda mais bonita e a temperatura super agradável para realizar passeios e atividades ao ar livre.

Locais a visitar nos arredores (perto) de Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Há muitas atividades para fazer e diversos locais para visitar perto de Vila Nova de Milfontes. Neste guia turístico, deixamos-lhe 5 sugestões de recantos inspiradores para uma escapadinha romântica de fim de semana ou umas férias de verão prolongadas. Vale a pena!

1 – Pego das Pias

Para os viajantes que adoram turismo de aventura pela natureza, recomenda-se uma visita à Praia Fluvial do Pego das Pias, onde a Ribeira do Torgal passa pela garganta estreita formada pelas rochas graníticas.

Lembrando que pode visitar o local por conta própria ou através das agências que fazem o tour em veículo todo-o-terreno.

Para chegar ao Pego das Pias siga em direção à Serra de Odemira e de seguida percorra a estrada N120 em direção a S. Luís, até chegar a uma ponte que passa sobre a ribeira do Torgal.

Depois, junto à ponte encontrará um caminho de terra batida que deverá seguir até ao fim, encontrando logo a seguir o Pego das Pias. São aproximadamente 2 km de percurso, ida e volta. Acesso fácil!

Coordenadas GPS: 37°38’40.0″N 8°37’07.8″W

2 – Praia do Brejo Largo

Exuberantes rochedos escarpados, dunas verdejantes, areia dourada e piscinas naturais, formam a Praia do Brejo Largo, uma das mais belas praias isoladas perto de Milfontes (11 km).

Além da beleza natural, esta praia também faz parte da Rota Vicentina, um dos mais famosos percursos pedestres da Europa. 

E por falar em Rota Vicentina, a mesma é composta por vários percursos ao longo da Costa Sudoeste de Portugal.

No total soma 400 quilómetros de trilhos sinalizados para caminhar entre Santiago do Cacém (Alentejo) e o Cabo de São Vicente (Algarve). Fica a dica para os trilheiros de plantão!

O acesso mais fácil para chegar à Praia do Brejo Largo é pela estrada N393 em direção ao lugar de Nascedios. Desde aí terá de percorrer uma estrada de terra batida e depois estacionar o carro aqui.

A partir daí, só precisa seguir a pé pelo trilho à esquerda e de seguida atravessar as dunas (15 minutos de caminhada). 

3 – Praia de Almograve

A Praia de Almograve é um bom destino para viajar a dois ou com a família, as crianças certamente vão adorar brincar nas piscinas naturais desta praia, eleita entre as melhores praias do Alentejo. 

Na praia há um parque de estacionamento, passadiços de madeira, dentre outras infraestruturas de apoio aos turistas, com bares e restaurantes na marginal, onde pode saborear petiscos alentejanos, com vista sobre o mar.

A Praia de Almograve fica na pequena freguesia de Almograve (Odemira). Acesso fácil desde Vila Nova de Milfontes (14km) ou da Zambujeira do Mar (16km). O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. 

Onde dormir na Praia de Almograve: Almograve Beach House, AL Casa das Andorinhas, Al Casa Paquito, Ergobeach House, Vicentina Rooms by

4 – Praia do Cavaleiro

Enseada linda e acolhedora, uma paisagem única, o paraíso! É esta a descrição perfeita para a Praia do Cavaleiro, um refúgio excelente para quem quer relaxar longe da confusão.

Mas, ainda que maravilhosa, esta praia não ajuda muito no quesito bronzeado: os enormes paredões rochosos fazem sombra durante boa parte do dia.

Por isso, se puder vá durante a manhã, altura em que os raios de sol iluminam completamente a água do mar e a areia da praia. 

A Praia do Cavaleiro foi eleita pela Condé Nast Traveler como uma das praias mais deslumbrantes de Portugal. 

Está localizada entre a Zambujeira do Mar e a Praia de Almograve. Saindo de Vila Nova de Milfontes o acesso faz-se pela N393, em direção à pequena aldeia de Cavaleiro (São Teotónio), perto do Farol do Cabo Sardão.

Antes da descida para o areal não deixe de conferir a vista dos miradouros naturais das falésias. A panorâmica rende fotos fantásticas!

Há estacionamento nas imediações e passadiços de madeira para aceder ao areal. Não tem qualquer tipo de apoio aos visitantes. 

5 – Praia da Ilha do Pessegueiro

Localizada na região de Porto Covo, a Praia da Ilha do Pessegueiro é um belo destino para visitar perto de Vila Nova de Milfontes.

Além das fantásticas enseadas que o irão surpreender, a Praia da Ilha do Pessegueiro também possui um parque de estacionamento e um restaurante para petiscar a gastronomia regional.

A praia fica em frente à ilha que lhe dá o nome. A famosa ilha, imortalizada pela canção de Rui Veloso, intitulada “Porto Covo”, quem não se lembra? A ilha pode ser visitada através de passeios de barco durante os meses de primavera-verão. 

A Praia da Ilha do Pessegueiro situa-se a 20 km de Vila Nova de Milfontes. Pode chegar à praia tranquilamente de carro. O acesso faz-se pela via CM1072. Siga as placas.

Melhores praias de Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Deseja conhecer quais são as praias de Vila Nova de Milfontes mais indicadas para banho? Ou para uma boa caminhada, ou para surfar?

As praias de Milfontes são o motivo da visita de uma parte considerável dos turistas, e até de alguns residentes. Venha conosco descobrir as melhores e mais bonitas praias de Vila Nova de Milfontes.

6 – Praia do Malhão

Praia do Malhão, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes

A rainha absoluta das praias de Milfontes é a Praia do Malhão, situada a 10 km a Norte do centro da vila.

É uma praia extensa que impressiona pelo seu cenário de águas azuis e formações rochosas, criando ambientes selvagens e ao mesmo tempo íntimos.

A ondulação (sobretudo na maré alta) permite à prática de surf. Não conta com apoios e o acesso à praia é feito por um estradão de terra batida, mas há estacionamento e um parque de campismo nas proximidades. 

7 – Praia da Franquia

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Praia Fluvial da Franquia, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes 

A Praia Fluvial da Franquia (junto ao povoado), é uma bela praia fluvial de águas tranquilas e cristalinas, perfeitas para casais e famílias com crianças e bebés.

Para quem gosta de adrenalina, o local convida à prática de esportes náuticos como o windsurf, canoagem e stand-up paddle.

Além disso, durante os meses de verão é possível alugar canoas ou ter aulas de surf em diversas empresas que operam na avenida marginal.

No entorno existe uma boa oferta de alojamentos, restaurantes e cafés. A praia também conta com apoio de bares e esplanadas viradas para o rio Mira.

8 – Praia do Farol

Praia do Farol, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes

Vizinha à Praia da Franquia, a Praia do Farol é palco de encontro do rio Mira com mar. Possui um extenso areal que circunda toda a ponta terrestre do lado Norte da barra natural do rio.

Na Praia do Farol, os turistas podem escolher entre tomar banho de água doce ou salgada. O local, além de naturalmente belo, ainda conta com um restaurante localizado na beira da praia e tem mesas na zona interior e na esplanada. 

Na parte mais alta das arribas está instalado o Miradouro do Farol de Vila Nova de Milfontes. Simplesmente imperdível no horário do pôr-do-sol! 

9 – Praia das Furnas

Praia das Furnas, uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes

A Praia das Furnas está localizada na margem sul do rio Mira, tendo como cenário de fundo a Praia Fluvial da Franquia, a Praia do Farol e o Forte de São Clemente. 

Em 2012 foi Eleita a “Melhor Praia de Rio” nas 7 Maravilhas Praias de Portugal. O nome desta praia deve-se às enormes cavidades esculpidas na base da falésia, formações rochosas também chamadas de furnas ou grutas com uma beleza natural única.

O areal desta praia é extenso, banhado pelas águas do mar e do rio Mira. Esta é uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes e dispõe de boa infraestrutura turística: bares pé na areia, estacionamento, parques de campismo e merendas, churrasqueira, nadador salvador, bandeira azul, duchas e WC. 

Para lá chegar desde o centro da vila há dois percursos possíveis: pela ponte sobre o Mira ou através de uma embarcação que, durante os meses de alta temporada, garante a ligação entre as duas margens. 

10 – Praia do Carreiro das Fazendas

A Praia do Carreiro das Fazendas fica a 800 metros da Praia do Farol e a 2 km do centro da vila. Não tem vigilância, nem qualquer tipo de infraestrutura, mas tem beleza natural de sobra.

Para lá chegar é preciso percorrer-se a pé um caminho de areia. Esta praia é rodeada por um vasto sistema dunar e apresenta formações rochosas junto à linha da água. Quando a maré baixa o areal fica inundado de algas e seixos. 

A Praia do Carreiro das Fazendas é frequentada por viajantes aventureiros, que procuram um lugar tranquilo para dar um mergulho e assistir ao pôr do sol em Milfontes. De resto, é uma praia selvagem no seu melhor. 

11 – Praia do Patacho

Localizada a Norte da Praia do Carreiro das Fazendas e a 2 km do centro da vila, a Praia do Patacho é famosa pelo navio holandês naufragado ali há mais de duas décadas.

A praia é bonita, mas bastante perigosa para ir a banhos, por conta do cascalho e das rochas que a cercam. No entanto, vale a pena visitar o local e tirar umas fotos giras! Se puder vá no final da tarde. Não tem vigilância! 

12 – Praia Angra da Cerva

Saiba o que fazer em Vila Nova de Milfontes. Aqui, um roteiro turístico com os melhores pontos de interesse, restaurantes e hotéis.

Visitar Vila Nova de Milfontes: Praia Angra da Cerca

Pequena enseada paradisíaca entre o Porto das Barcas e a Praia do Malhão. A Praia Angra da Cerca é um dos locais “secretos” e escondidos de Vila Nova de Mil Fontes. 

Com apenas 50 metros de extensão e uma areia fina e dourada, esta praia é o paraíso para quem gosta de sítios isolados para relaxar sozinho ou acompanhado.

A praia não tem apoios, e para lá chegar é preciso caminhar por um trilho de cerca de 15 minutos, que começa no final da Estrada do Canal, junto ao Porto das Barcas. Vale a aventura!

13 – Praia dos Aivados

Visitar Vila Nova de Milfontes: Praia dos Aivados

A Praia dos Aivados, também conhecida pelos locais por Praia do Buzinheiro, é aquele destino que encanta os surfistas e amantes da natureza que buscam calmaria e sossego.

Isolada e de características selvagens, a Praia dos Aivados apresenta um extenso areal e o mar costuma ser agitado. Por isso, preste atenção na hora de ir a banhos. 

Esta é uma das melhores praias de Vila Nova de Milfontes. Fica a Norte da famosa Praia do Malhão e a 2 km da Ribeira da Azenha. Para lá chegar é necessário percorrer algumas estradas de terra batida de difícil acesso.

Vale ressaltar que não existe nenhuma infraestrutura no local, então é indicado levar água e lanche e sempre recolher seu lixo, ok? 

O acesso faz-se saindo da Estrada Nacional 390 na direção da aldeia de Ribeira da Azenha. Porém, o caminho que conduz à praia é de terra batida coberto de cascalho e pedras rolantes. 

Por conta disso, recomendamos fazer o percurso em um veículo 4×4 ou a pé pela areia da Praia do Malhão. Não arrisque a fazer o trajeto com um carro normal. 

+ Veja também: melhores praias de Porto Covo

14 – Passeio de barco pelo rio Mira

O passeio de barco pelo rio Mira leva os turistas a conhecer melhor a região. No geral, as excursões de barco partem do Cais da Fateixa, em Vila Nova de Milfontes.

Durante o passeio, o guia vai dando uma aula sobre o valor cultural do rio Mira, a cultura ribeirinha, o património linguístico e toponímico e a biodiversidade marinha existente.

Duração do tour: 5 horas. Os preços variam entre 15,00 € (crianças dos 6 aos 12 anos) e 25,00€ (adultos), sendo gratuito para crianças com idades até aos 5 anos.

Está gostando das dicas sobre o que fazer em Vila Nova de Milfontes? Salve o post nos favoritos!

15 – Visitar o Centro Histórico

Visitar Vila Nova de Milfontes: Igreja Nossa Senhora da Graça

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

A simplicidade da vila surpreende e encanta ao primeiro olhar. No Centro Histórico destaca-se o Forte de São Clemente, conhecido na região como “Castelo de Milfontes” (construído entre 1599 e 1602 para defesa contra os ataques de pirataria) e a Igreja Nossa Senhora da Graça (século XV).

Além das construções históricas e das lojas de comércio tradicional, vale salientar que o centrinho de Vila Nova de Milfontes é um lugar dedicado a petiscos feitos com bons produtos regionais alentejanos.

Aliás, restaurantes de qualidade não faltam por ali… Lembrando que os atrativos estão bem próximos uns dos outros e você pode fazer tudo tranquilamente a pé.

Gastronomia regional

Todos sabem que o Alentejo não é só rico em praias paradisíacas, atrações históricas e vinhos premiados. Para além disso, a culinária da região também é uma surpresa de sabores.

Quando visitar Vila Nova de Milfontes, não deixe de experimentar o marisco e peixe fresco da costa que são os reis do cardápio. Confira a seguir os melhores restaurantes para comer bem na região. 

16 – Restaurante Tasca do Celso

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Um dos melhores restaurantes tradicionais de Milfontes está escondido em pleno coração do Centro Histórico da vila.

Estamos falando do Tasca do Celso, um dos mais afamados restaurantes da região, que alegra os paladares dos moradores locais e dos turistas desde 1999. 

Sempre acompanhados por um bom vinho, no Tasca do Celso pode experimentar alguns dos melhores pratos da cozinha regional alentejana confecionados com maestria.

Além da comida deliciosa e do atendimento impecável, neste restaurante reúne-se ainda a música e a arte, com shows ao vivo e exposições permanentes.

Algumas especialidades da casa: Arroz de tamboril, Camarão gigante com açorda, Cataplana de peixe, Arroz de amêijoa, Pica-pau de porco preto, Mexilhão à Tasca, Plumas de porco preto, Costeletas de cordeiro na brasa. 

Endereço: Rua dos Aviadores 34, 7645-225, Centro Histórico, Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Nota importante: obrigatório reservar mesa com antecedência!

17 – Restaurante Porto das Barcas

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Localizado a poucos metros do portinho do Canal, onde chegam diariamente os barcos da região carregados de peixe fresco, o Restaurante Porto das Barcas alia a criatividade gastronómica à cozinha tradicional alentejana. 

O Porto das Barcas é, indubitavelmente, um dos nossos restaurantes preferidos de Milfontes. Ajuda o facto de o peixe e o marisco terem sempre primazia à nossa mesa e o Porto das Barcas de o servir ambos de forma impecável.

Algumas especialidades da casa: Polvo da Costa na frigideira com batata doce, Gambas à Brás, Massinha de peixe com hortelã, Robalo grelhado, Mousse de chocolate com flor de sal e azeite do Alentejo, Sericaia com ameixas de Elvas. 

Endereço: Estrada do Canal S/N, 7645-000 Vila Nova de Milfontes – Alentejo

18 – Restaurante O Amândio

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

A cozinha do Restaurante “O Amândio” é das casas mais acolhedoras da região de Milfontes. O ambiente é simples e familiar, e o menú curto, porém consistente com os paladares típicos alentejanos.

Nesta casa pode saborear deliciosos grelhados de carne e peixe, a bom preço/qualidade! A somar a isto, uma excelente carta de vinhos do Alentejo e temos uma mão cheia de bons motivos para ir a Vila Nova de Milfontes. 

Algumas especialidades da casa: Sardinhas na brasa, Costeletão de vitela grelhado, Pargo assado, Mista de Carnes com fruta, Bife 5 pimentas, Presunto de porco preto, Toucinho do Céu de Santa Clara.  

Endereço: Ribeira da Azenha, 7645-065, Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Onde dormir em Vila Nova de Milfontes

As nossas últimas férias em Vila Nova de Milfontes resultaram numa excelente estadia na Herdade do Amarelo, um dos melhores alojamentos da região, localizado a 10 km do Centro Histórico da vila. Adoramos a experiência e recomendamos a todos os amigos e viajantes!

Mas Vila Nova de Milfontes oferece outras hospedagens igualmente boas. Se ainda não sabe onde dormir na região sugerimos alguns dos melhores alojamentos entre o económico e luxo. Veja a seguir uma seleção de hotéis que irá corresponder às suas expectativas.

Nota importante: os alojamentos em Vila Nova de Milfontes têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência!

Divulgação: Herdade do Amarelo, um dos melhores alojamentos de Vila Nova de Milfontes

Alojamentos confortáveis e bem localizados

– Herdade Do Freixial: Alojamento de Turismo Rural localizado a 3 km de distância do Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes. Apresenta acomodações confortáveis, piscina de borda infinita com vista para o rio Mira, terraço para banhos de sol, jardim, spa, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Selina Milfontes: Hostel com bom preço qualidade, a 200 metros do Centro Histórico e da Praia da Franquia, um dos principais pontos turísticos de Vila Nova de Milfontes. Disponibiliza quartos individuais ou partilhados, cozinha equipada e Wi-Fi gratuito!

Guarda Rios: Alojamento Local com excelente localização no Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes. Fica a poucos minutos de caminhada da Praia da Franquia e da Praia do Farol. Dispõe de quartos confortáveis com varanda privativa, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Herdade do Amarelo : Alojamento de Turismo Rural. A Herdade do Amarelo fica a 10 km do Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes. Apresenta acomodações luxuosas, um spa e centro de bem-estar, 2 piscinas ao ar livre, terraço para banhos de sol, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Raminhos Guest House: Alojamento Local a apenas 450 metros do Centro Histórico de Vila Nova de Milfontes e a 1 km da Praia da Franquia. Dispõe de acomodações aconchegantes e climatizadas, jardim e Wi-Fi gratuito.  

Quantos dias ficar em Vila Nova de Milfontes

O que fazer em Vila Nova de Milfontes

Visitar Vila Nova de Milfontes – Alentejo

Se o objetivo da sua viagem é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outros pontos de interesse da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

+ Dicas de lugares a visitar: pontos de interesse turístico

Agora que você já sabe o que visitar em Vila Nova de Milfontes, aproveite e descubra outros locais lindos para conhecer no Alentejo e Algarve. Clique nos links e leia os nossos roteiros de viagem.  

+ Melhores praias do Alentejo

+ Melhores praias da Costa Vicentina

+ O que fazer em Porto Covo

+ Melhores praias de Porto Covo

+ O que fazer em Évora

+ O que fazer em Monsaraz

+ Melhores praias em Lagos

+ O que visitar em Sagres

+ Melhores praias de Albufeira

+ Melhores praias de Portimão

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui 

*Gostou do post sobre o que fazer em Vila Nova de Milfontes – Alentejo? Compartilhe!

O post O que fazer em Vila Nova de Milfontes apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.


O que fazer em Vila Nova de Milfontes published first on https://partiupelomundo.com/

Thursday, May 13, 2021

O que fazer na Serra da Arrábida

Roteiro turístico: o que fazer na Serra da Arrábida

O que fazer na Serra da Arrábida? Neste roteiro de viagem vamos responder a essas e outras dúvidas frequentes. A Serra da Arrábida está localizada na península de Setúbal, a 45 km de Lisboa. A cordilheira da Arrábida tem seu início no rochedo do Castelo de Palmela, seguindo por 30 km, até ao famoso Cabo Espichel, na região oeste da vila de Sesimbra. A fauna e a flora do parque é riquíssima, repleta de espécies de animais e plantas únicas no país e até mesmo na Europa. O ponto mais elevado ultrapassa os 500 metros de altitude, oferecendo aos visitantes miradouros com vistas deslumbrantes de uma serra majestosa, que se debruça sobre o mar de águas azuis e cristalinas. Não há dúvida, a Arrábida está entre os destinos naturais mais extraordinários de Portugal. Descubra neste guia os lugares mais bonitos da Serra da Arrábida!

O que fazer na Serra da Arrábida - Pontos de interesse na Arrábida - Pontos turísticos na Serra da Arrábida - O que visitar na Serra da Arrábida

Onde fica a Serra da Arrábida

A Serra da Arrábida ou o Parque Natural da Arrábida, está localizado perto da cidade de Setúbal, a apenas 45 km da capital Lisboa, no Sul de Portugal.

A região da Arrábida possui uma extensão territorial de aproximadamente 10.800 hectares e abrange os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal. 

Há quem não saiba, mas o Parque Natural da Arrábida, popularmente designado de Serra da Arrábida, é na verdade constituído por uma série de serras, entre elas a Serra do Louro, Serra do Risco, Serra de São Luís, Serra dos Gaiteiros, Serra de São Francisco e, claro, a própria Serra da Arrábida.

Onde ficar a dormir na Serra da Arrábida

Divulgação: Sesimbra Hotel & Spa

Em nossa opinião os melhores locais para ficar alojado quando visitar a Serra da Arrábida são as cidades de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Essas localidades apresentam boas ofertas de alojamentos e serviços turísticos da região. Para além disso, contam com bons acessos à maioria dos pontos de interesse do Parque Natural da Arrábida.

Hotéis confortáveis e bem localizados

SANA Sesimbra Hotel: Alojamento 4 estrelas com excelente localização no centro da cidade de Sesimbra. Oferece acesso fácil aos pontos turísticos da Serra da Arrábida. Apresenta acomodações confortáveis com vista para o mar, piscina aquecida, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Pousada Castelo de Palmela: Hotel de charme 4 estrelas inserido no Castelo de Palmela. Disponibiliza acomodações elegantes com vista panorâmica da paisagem rural de Palmela, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Vila De Sol: Alojamento Local situado a 3 km de Sesimbra. Dispõe de villas confortáveis, 2 piscinas ao ar livre, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Cerca da Vitoria II: Apartamentos modernos com boa localização no centro de Sesimbra. Todas as unidades incluem uma área de estar, sofás e televisão por satélite. A maioria possui uma cozinha equipada, enquanto outras têm uma kitchenette. Além disso, todos os apartamentos oferecem Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Sesimbra Hotel & Spa: Hotel 4 estrelas localizado no centro de Sesimbra. Apresenta acomodações confortáveis com vista para o mar. Para além das suites aconchegantes, as instalações incluem uma piscina de borda infinita, um spa completo, restaurante, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Villa Oasis: Alojamento de luxo junto à Reserva Natural da Serra da Arrábida. Dispõe de suites confortáveis, piscina exterior, jardim, banheira de hidromassagem, sauna seca e húmida, bar e Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária. 

Nota importante: os hotéis que selecionamos têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins e semana e feriados prolongados. Por isso, garanta o seu quarto com antecedência.

O que fazer na Serra da Arrábida: roteiro e locais a visitar

No nosso roteiro para visitar a Serra da Arrábida inclui como principais pontos de interesse turístico as melhores praias da região, trilhos, miradouros, locais históricos, restaurantes e confeitarias.

Lembrando que os passeios na Arrábida podem ser feitos por conta própria ou através de excursões guiadas com agências de turismo locais.

Como circular ou se locomover

Como já é de conhecimento de muitos, a circulação entre Setúbal e as principais praias da Arrábida está condicionada durante os meses do verão, mais precisamente entre 15 de Junho e 15 de Setembro.

Portanto, se visitar algumas praias da Arrábida nos meses de verão, você terá de utilizar transportes públicos, tuks tuks e fazer algumas caminhadas para chegar às praias mais famosas da região. São elas: Galapos e Galapinhos, Portinho da Arrábida e a paradisíaca Praia dos Coelhos.

Nota: mas é importante referir que os transportes públicos não cobrem todos os pontos de interesse da Arrábida.

Assim sendo, se optar por fazer os passeios de forma independente, convém utilizar uma viatura própria para poder explorar alguns dos pontos turísticos mais isolados da Serra da Arrábida. 

Na verdade, visitar alguns dos sítios da Arrábida referidos neste guia sem carro ou sem recorrer a um tour é uma tarefa difícil de realizar. 

Se estiver sem carro próprio, o melhor mesmo é alugar um carro no Aeroporto ou numa loja em Lisboa, por exemplo. Agora descubra o que ver e fazer para um roteiro de 1, 2 ou 3 dias na Serra da Arrábida!

Melhores praias da Arrábida 

As paradisíacas praias da Arrábida são uma obra de arte da natureza e um dos grandes atrativos e pontos turísticos do Parque Natural. Descubra a seguir as praias imperdíveis a visitar na região.

1 – Praia da Figueirinha

A Praia da Figueirinha tem um ambiente tranquilo e as águas são calmas e rasas, o que faz desta uma praia preferencial para famílias com crianças e bebés.

Está localizada entre o Forte de Santiago do Outão e a Praia do Galapos. Para além dos acessos livres e fáceis, o local também dispõe de boa infraestrutura de bar e restaurante e oferece diferentes formas de desfrutar de desportos aquáticos.

Nas imediações há um estacionamento, apesar de ser pago nos meses de verão. Para quem não quer levar carro, a dica é pegar o Uber ou os transportes públicos a partir de Setúbal. 

2 – Praia dos Galapos

Vizinha à Praia da Figueirinha, a Praia dos Galapos está entre os principais locais a visitar na Serra da Arrábida. Esta bela enseada convida a passar os dias de verão deitado na areia fina e branquinha que lhe é caraterística. 

A água do mar é calma e transparente repleta de peixinhos coloridos. No local há uma estrutura de bar com mesas, cadeiras e guarda sol.

Para além disso, a Praia dos Galapos tem vigilância na época balnear. O acesso à praia é feito por um autocarro (ônibus) gratuito, tendo partida do parque SECIL. 

3 – Praia dos Galapinhos

Esta deslumbrante enseada situa-se mesmo ao lado da Praia dos Galapos e possui 600 metros de areia banhada pelo mar azul e cristalino no seu máximo esplendor.

Protegida pelas montanhas verdejantes da Serra da Arrábida, a Praia de Galapinhos é uma praia classificada como ‘semi-natural’. Em 2017 foi eleita a praia mais bonita da Europa pelo site European Best Destinations!

Esta praia é frequentada principalmente por jovens e casais. As águas são simplesmente incríveis e dignas de uma visita. O acesso ao areal é feito a pé por um pequeno trilho que começa junto à N10-4 (10 minutos). 

4 – Praia dos Coelhos 

Melhores praias de Setúbal - Praias mais bonitas de Setúbal - O que fazer em Setúbal - Melhores praias na região de Lisboa - Melhores praias da Arrábida

A Praia dos Coelhos é um pequeno paraíso considerado por muitos como uma das praias mais belas da Serra da Arrábida.

Se gosta de lugares isolados e escondidos vai certamente adorar esta praia selvagem, ideal para namorar e relaxar a dois. As águas são azuis e as areias branquinhas. 

O acesso ao areal é feito a pé por um pequeno trilho que começa junto à N10-4 (15 minutos de caminhada). O Google Maps ensina o caminho para lá chegar. Não tem apoios! 

5 – Praia do Creiro

Melhores praias de Setúbal - Praias mais bonitas de Setúbal - O que fazer em Setúbal - Melhores praias na região de Lisboa - Melhores praias da Arrábida

A Praia do Creiro é uma das praias mais famosas e visitadas do Parque Natural da Arrábida. O cartão postal desta praia é a emblemática Pedra da Anicha, uma pequena ilhota rochosa que fica em frente à praia. 

Da Praia do Creiro partem passeios de barco para outras praias da região. O local conta com vigilância, bandeira azul, e serviços como aluguer de toldos e estacionamento nas proximidades.

Esta praia é perfeita para ir com a família ou amigos. Ali perto fica um complexo de salga de peixe da época romana. Vale a pena conhecer! 

6 – Praia do Portinho da Arrábida

O que fazer na Serra da Arrábida - Pontos de interesse na Arrábida - Pontos turísticos na Serra da Arrábida - O que visitar na Serra da Arrábida

A Praia do Portinho é mais uma bela praia localizada no sopé da Serra da Arrábida. Prepare-se para se apaixonar por esta enseada paradisíaca, inserida num ambiente bonito e bucólico.

Além de ser um sítio precioso para visitar e descansar, as águas calmas e translúcidas da Praia do Portinho convidam à prática de mergulho e observação da vida marinha. 

Nesta praia também existem alguns restaurantes e quartos à beira-mar para alugar. Cartão de visita do Parque Natural da Arrábida, a Praia do Portinho da Arrábida é uma das “7 Maravilhas de Portugal”. Recomenda-se!

7 – Marginal ou orla da Vila de Sesimbra

O que visitar em Sesimbra - O que fazer em Sesimbra - Pontos Turísticos em Sesimbra - Pontos de Interesse em Sesimbra - Praias em Sesimbra

A marginal ou orla de Sesimbra é uma graça, de dia ou à noite. A Avenida leva os turistas até ao mar das praias urbanas da Califórnia e do Ouro. Além disso, o local é cheio de lojas tradicionais, bons restaurantes, cafés, gelaterias (sorveterias). 

Perto dali também se encontra a Fortaleza de Santiago, importante monumento histórico recém recuperado e que possibilita contemplar, de uma autêntica “varanda” sobre o oceano Atlântico, toda a Baía, desde a Praia da Califórnia até ao Porto de Abrigo. 

8 – Praia do Ribeiro do Cavalo

Melhores praias de Setúbal - Praias mais bonitas de Setúbal - O que fazer em Setúbal - Melhores praias na região de Lisboa - Melhores praias da Arrábida

Emoldurada por imponentes arribas, a Praia do Ribeiro do Cavalo vai deixá-lo boquiaberto! Está localizada no concelho de Sesimbra e, para lá chegar, é preciso percorrer a pé um trilho pela serra de cerca de 40 minutos ida e volta. Mas a paisagem envolvente vale bem a pena o esforço!

Outra forma de ir à Praia do Ribeiro do Cavalo é através de um belo passeio de barco, com saída da Marina de Sesimbra. O preço do barco para adultos sai por €12,00 e crianças até 11 anos pagam €6,00. 

Se optar pela caminhada não se esqueça de levar calçado apropriado para trekking e uma pequena mochila com água e comida para passar o dia.

A Praia do Ribeiro do Cavalo é uma das praias “secretas” mais bonitas de Portugal. A enseada é bastante aprazível e o mar tranquilo e a água límpida e cristalina, de cores intensas e exóticas. Não tem apoios. O Google Maps ensina o caminho. 

9 – Praia dos Lagosteiros

O que visitar em Sesimbra - O que fazer em Sesimbra - Pontos Turísticos em Sesimbra - Pontos de Interesse em Sesimbra - Praias em Sesimbra

Localizada no concelho de Sesimbra, a Praia dos Lagosteiros não tem acesso fácil, nem qualquer tipo de infraestrutura, mas tem beleza natural de sobra. 

A praia está inserida no Monumento Natural dos Lagosteiros, onde se pode observar os trilhos de pegadas e rastos de cauda de dinossauros, saurópodes e terópodes, com cerca de 150 milhões de anos. 

Mas atenção: a enseada é selvagem e o mar bravo, muito pouco convidativo a banhos por conta das águas geladas e da forte ondulação. 

Quem não quiser percorrer o trilho até ao areal da praia, pode ficar a conhecê-la a partir do miradouro junto à Ermida da Memória, situada no complexo do Santuário do Cabo Espichel.

10 – Miradouro Portinho da Arrábida

Uma máquina fotográfica na mão e o destino certo na cabeça. O Miradouro do Portinho da Arrábida é um dos lugares mais bonitos para tirar fotos na Serra da Arrábida. 

O local é de fácil acesso, através da estrada N379. Ao longo do caminho existem vários lugares de parada obrigatória de onde se tem uma vista privilegiada do mar.

Chegando perto do miradouro vai avistar diversos carros estacionados à beira da estrada, esse é o local certo para bater a clássica foto nos estrados de madeira. 

Localizado num dos pontos mais altos da Serra, o belo miradouro entrega uma magnífica panorâmica das montanhas, das praias da região e da península de Tróia. Imagens fantásticas e inesquecíveis que você não pode perder. 

11 – Sétima Bataria 

A Sétima Bataria do Regimento de Artilharia de Costa de Outão (7ª Bataria) foi uma unidade de defesa da costa atlântica ao longo do litoral da península de Setúbal e da Linha do Estoril.

O complexo encerrou a sua atividade em 1998, e hoje a unidade encontra-se abandonada. Mesmo assim, vale a pena conhecer o local, que exibe uma espetacular panorâmica do Oceano Atlântico, de Setúbal e da encantadora península de Tróia.

Para lá chegar basta seguir pela mesma estrada (N379) do Miradouro do Portinho da Arrábida. Acredite que o visual, a experiência e o cliques serão inesquecíveis. Simplesmente imperdível no horário do pôr do sol! 

Locais históricos da Serra da Arrábida 

Dependendo do tempo que você planejou para a sua viagem na Serra da Arrábida, vale muito a pena incluir no roteiro uma visita aos locais históricos, principalmente se você gosta de passeios e atrações culturais. Confira os monumentos históricos mais importantes a visitar na região. 

12 – Visitar o Castelo de Sesimbra

o que fazer na Serra da Arrábida

Castelo de Sesimbra, um dos pontos turísticos mais visitados da Serra da Arrábida

Mas nem só de boa gastronomia, praias, fauna e flora, vive à Arrábida. Por ali, também existem várias atrações históricas e culturais.

Um dos pontos de interesse mais visitados da região, é o imponente Castelo de Sesimbra, com vista soberba para o vale e baía de Sesimbra.

A antiga fortificação com traça medieval, foi palco de várias lutas entre cristãos e mouros, sendo definitivamente conquistada aos Muçulmanos em 1200, no reinado de D. Sancho I.

O Castelo de Sesimbra encontra-se aberto ao público de segunda a domingo. Durante os meses de primavera-verão funciona das 07h às 20h. No outono-inverno abre às 08h e encerra às18h. Entrada  gratuita!

+ Busque hotéis com desconto através do Booking

13 – Estação arqueológica do Creiro

Construída no século I d.C, a Estação Arqueológica do Creiro é um complexo industrial de produção de salgas de peixe da época romana, com mais de dois mil anos de história. 

O complexo está localizado perto da Praia do Creiro, e conta com os vestígios das ruínas das fábricas, balneário e armazéns. Entrada gratuita!

14 – Convento da Arrábida

Localizado na parte mais elevada da serra e cercado de muito verde, o Convento da Arrábida faz parte de um magnífico grupo de conventos construídos pela Ordem Franciscana em pleno século XVI.

Durante a sua visita ao Convento vai ficar a conhecer o Santuário do Bom Jesus, as capelas e o jardim.

Com um belo aglomerado de casas branquinhas e vista privilegiada para o mar, o complexo parece uma pequena aldeia saída de um conto de fadas.  

A visita ao local é guiada e requer agendamento prévio para quartas, sábados e domingos. Pode consultar o site oficial aqui

15 – Lapa de Santa Margarida

Um tesouro em pleno Parque Natural: a Lapa de Santa Margarida. Está secretamente escondida dentro de uma gruta natural com vista para o mar azul turquesa da Serra da Arrábida. 

A Capela foi construída pelos frades da Ordem Franciscana no século XVIII, e acolheu em tempos as imagens de N. S. da Conceição, Santo António e Santa Margarida. 

O local já serviu de palco para o filme “O Convento” (1995), de Manoel de Oliveira, protagonizado por Catherine Deneuve e John Malkovich.

A cave e a capela estão localizadas a aproximadamente 500 metros a Sul da Praia do Portinho da Arrábida. O acesso é feito por um caminho afunilado com mais de 200 degraus que desce a colina até ao nível do mar. Sem dúvida, um local mágico e de entrada gratuita!

16 – Castelo de Palmela

Foto divulgação: Visitar Palmela

Localizado numa das colinas mais altas da Serra da Arrábida, o Castelo de Palmela é uma das fortificações medievais mais bonitas de Portugal.

No interior da fortaleza pode ficar a conhecer a imponente Torre de Menagem, as ruínas da Igreja de Santa Maria, a Igreja de Santiago, o Museu Municipal de Palmela e a renomada Pousada de Palmela, instalada no antigo Convento da Ordem de Santiago.

Mas se dentro das muralhas o património histórico encanta, o visual que se tem a partir da cidadela fascina qualquer um. A panorâmica é mesmo arrebatadora! 

Do Castelo de Palmela avista-se o mar azul turquesa da Arrábida, a cidade de Setúbal, o estuário do Tejo e do Sado, a península de Tróia, as planícies do Alentejo e vinhas da região e, mais ao longe a Serra de Sintra. 

17 – Moinhos Vivos de Palmela

Na região de Palmela também vale a pena explorar os tradicionais Moinhos de Vento da Serra do Louro. Se gosta de atividades ao ar livre e caminhadas pela natureza, realize o Trilho das Serras e Moinhos.

O percurso pedestre está bem sinalizado e não há nada que enganar. A rota tem uma extensão de 22 quilómetros e passa pela Serra do Louro, o Vale dos Barris e a Serra de São Luís. 

Pelo caminho, verá simpáticos Moinhos de Vento, a Estação Arqueológica de Chibanes, a Quinta do Anjo (Queijo de Azeitão e vinho) e as antigas sepulturas do Neolítico.

Dica: Durante a sua visita aos Moinhos de Palmela também poderá saborear os deliciosos almoços e pães que se fazem por lá. 

18 – Forte de São Filipe

Edificado em 1582, o Castelo ou Forte de São Filipe foi no passado uma importante fortaleza defensiva e de controlo da cidade de Setúbal.

Este forte possui uma localização estratégica, e realizou um papel tático de defesa da linha costeira portuguesa, invadida diversas vezes por piratas do Norte da Europa e de África.

Das suas muralhas vislumbra-se uma das panorâmicas mais fantásticas da cidade e da baía de Setúbal, do Estuário do Sado e da belíssima península de Tróia.

Para além do riquíssimo património histórico e cultural, a fortaleza ainda conta com o apoio de um Café e Bistrô super agradável e atendimento impecável. Imperdível no horário do pôr do sol. Entrada gratuita!

19 – Cabo Espichel

o que fazer na Serra da Arrábida

Vista incrível do Cabo Espichel

O Cabo Espichel é, acima de tudo, um dos miradouros mais fantásticos da costa portuguesa, situado no ponto mais ocidental da costa de Sesimbra.

Além da impressionante vista, no local é possível conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel (edificado entre 1701-1707), o Farol e a Ermida da Memória, construída por volta de 1400.

O cenário com paisagem natural envolvente é simplesmente arrebatador! Prepare a máquina fotográfica para tirar fotos lindas! O Cabo Espichel está localizado a pouco mais de 10 km da vila de Sesimbra. Chega-se tranquilamente de carro. 

+ Busque hotéis com desconto através do Booking

Gastronomia e vinhos

A Península de Setúbal é rodeada pelo oceano Atlântico e pelos rios Tejo e Sado, ou seja, prepare-se para desembarcar em um território onde os peixes e mariscos são predominantes.

Para além disso, esta região sempre teve um lugar importante na história dos vinhos portugueses. Desde as grandes explorações distinguida pela casta Castelão até ao Moscatel, um dos vinhos fortificados ou generosos mais afamados de Portugal. 

20 – Mercado do Livramento

Com 142 anos de história, o tradicional Mercado do Livramento foi considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo. 

O mercado oferece uma enorme variedade de peixe e marisco fresco, frutas e verduras, pão, queijos da serra, doçaria conventual e artesanato regional.

Na verdade, você vai encontrar por ali um pouco de tudo, num cenário aprazível com destaque para um enorme painel de azulejos que conta parte da História da cidade de Setúbal. As paredes estão forradas com 5700 azulejos portugueses, com belas ilustrações de pesca e de agricultura.

De terça a domingo moradores locais e turistas vão lá fazer compras, já que a maioria dos vendedores são também produtores da região. No Mercado do Livramento também foram rodadas várias cenas da novela Mar Salgado.

Endereço: Av. Luísa Todi, 163, Setúbal – Portugal

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo das 7h às 14h

21 – Pastelaria Regional Cego (Tortas de Azeitão)

O que fazer na Serra da Arrábida - Pontos de interesse na Arrábida - Pontos turísticos na Serra da Arrábida - O que visitar na Serra da Arrábida

Uma das melhores especialidades da região são as afamadas Tortas de Azeitão. Um doce regional que, inclusivamente, lembra muito o delicioso Bolo de Rolo de Pernambuco, no Brasil.

Porém, vale frisar: alguns ingredientes são diferentes, enquanto o Bolo de Rolo de Pernambuco é recheado com goiaba (fruto originário da América tropical), a Torta de Azeitão é enrolada com uma camada de doce de ovos.

Há muitas confeitarias que fabricam o doce tradicional. No entanto, nenhuma se compara à Pastelaria Regional Cego, localizada na Rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira de Azeitão.

O espaço é pequeno, mas muito acolhedor. Para acompanhar a Torta de Azeitão peça um vinho Moscatel Roxo de Setúbal, da Adega Venâncio Costa Lima. Você vai adorar!

22 – Casa Mateus Restaurante

Para finalizar com chave de ouro a sua viagem à Serra da Arrábida, jante no tradicional Casa Mateus Restaurante, localizado no Largo Anselmo Braamcamp, em Sesimbra (próximo à orla da Praia da Califórnia).

As estrelas do cardápio são os deliciosos pratos à base de frutos do mar: amêijoa, lingueirão, sapateira recheada, polvo no forno, etc. Tudo no Casa Mateus é confeccionado com extrema maestria.

Para acompanhar os mariscos peça um vinho branco frutado da Adega Pegões (Colheita Selecionada 2016). Caso você prefira um vinho rosado, recomendamos o Serras de Azeitão Rosé 2015, da Adega Quinta da Bacalhôa.

Ambos os vinhos são produzidos na região vitivinícola da península de Setúbal. De sobremesa, sugiro a mousse de manjericão e o brownie de chocolate. Impossível resistir!

Quando visitar a Serra da Arrábida: melhor época

A melhor época do ano para visitar a Serra da Arrábida depende muito dos interesses de cada viajante. Para quem quer curtir banhos de sol e mar, obviamente, o verão é a melhor altura.

Se a ideia é realizar percursos pedestres de montanha, a primavera e o outono, com as suas temperaturas amenas, mostram-se como melhores escolhas. 

Estando numa zona costeira, o clima temperado permite passear prazerosamente até nos meses de dezembro e janeiro em que as máximas rondam os 17ºC.

Depois, durante os meses frios a chuva se faz mais presente, mas é sempre uma ótima desculpa para se resguardar numa cafeteria ou restaurante e degustar a comida típica e os bons vinhos da região. E olhe que se come e bebe muito bem na Serra da Arrábida!

+ Dicas de locais a visitar

Agora que você já sabe o que fazer na Serra da Arrábida, aproveite e confira outros destinos espetaculares a visitar na região de Lisboa. 

+ Melhores praias próximas a Lisboa

+ O que fazer em Cascais

+ Melhores praias próximas a Lisboa 

+ O que fazer em Sintra

+ O que visitar em Mafra

+ O que fazer em Queluz

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

*Gostou do post sobre o que fazer na Serra da Arrábida? Compartilhe com seus amigos!

O post O que fazer na Serra da Arrábida apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.


O que fazer na Serra da Arrábida published first on https://partiupelomundo.com/

Friday, May 7, 2021

Melhores praias em Lagos

Visitar as melhores praias em Lagos, no Algarve

Lagos é sinónimo de praia. A linha costeira da região ainda guarda recantos naturais de uma beleza quase intocada. Não é difícil encontrar praias deslumbrantes, difícil é decidir qual será a favorita. Graças à nossa longa temporada no Algarve, selecionamos neste guia as melhores praias em Lagos. Entre as praias famosas e conhecidas, com melhor infraestrutura de hotéis e restaurantes destacam-se: Porto de Mós, Meia Praia, Dona Ana, Batata, Estudantes, Pinhão e, por fim, a Praia da Luz. Próxima a Vila do Bispo, AlbufeiraPortimão e Lagoa, Lagos é talvez a estância balnear algarvia que mais reúne jovens portugueses e estrangeiros (sobretudo ingleses) em busca de praias paradisíacas e muita diversão noturna. Confira as dicas abaixo e descubra onde ficam, quais são e como ir às praias mais bonitas de Lagos, para um fim de semana romântico ou umas férias de verão em família, com amigos, ou a dois.

Melhores praias em Lagos - Praias mais bonitas de Lagos

Quais são as melhores praias de Lagos, Algarve – Portugal

A combinação das águas de tons verdes e azuis, com a fina areia branca cercada por enormes falésias douradas, dão às praias de Lagos um cenário magnífico difícil de igualar.

Para auxiliar na jornada, listamos de seguida as praias mais lindas para visitar e desfrutar durante as altas temperaturas do verão algarvio.

Veja a localização exata e comece agora mesmo a planear o seu roteiro turístico pelas melhores praias de Lagos e arredores. 

Melhor época para visitar as praias em Lagos

Amelhor época para aproveitar as praias em Lagos acontece entre os meses de maio e setembro, quando as temperaturas em todo o país começam a subir e as chuvas diminuem bastante.

Nessa época, Lagos fica linda com dias ensolarados, temperaturas super agradáveis e muitos turistas nacionais e estrangeiros curtindo banhos de sol e mar. Uma delícia!

1 – Praia do Camilo

Melhores praias em Lagos, Praias mais bonitas de Lagos

Com duas enseadas de pequenas dimensões, a Praia do Camilo é tida como uma das melhores praias em Lagos.

Para descer ao areal é preciso encarar uma escadaria de madeira, mas todo e qualquer esforço é compensado pelas águas calmas e cristalinas, além da atmosfera mágica do lugar.

A Praia do Camilo conta com salva-vidas durante a época balnear. Por ser uma das praias mais procuradas durante a alta estação em Lagos, com uma mistura de grupos de jovens e famílias com crianças, recomendamos visitar o local durante a semana. 

Esta é também uma das principais praias na zona de Lagos para experimentar desportos aquáticos, tais como stand up paddle, canoagem, snorkel, dentre outros.

Pode chegar à praia de carro ou a pé pelos trilhos selvagens das arribas, com início no Miradouro da Praia do Batata, perto do centro de Lagos.

Uma vez por ali, aproveite o dia de praia e finalize com um jantar romântico no tradicional Restaurante O Camilo.

2 – Praia Dona Ana

Foto: visitar Lagos

Considerada uma das melhores praias do mundo, a Praia Dona Ana faz parte do grupo de magníficas praias e enseadas de Lagos, que se estendem até à Praia de Burgau.

É popular durante os meses de primavera-verão, cercada por imponentes falésias douradas e com parque de estacionamento e bons restaurantes nas imediações.

A enseada é bastante acolhedora com formações de algares ao redor. Dona Ana oferece um ambiente tranquilo e a água do mar é calma e cristalina.

Para além disso, há um bar de praia vendendo comida, bebidas, sorvetes (gelados) e aluguel de cadeiras/guarda-sol por (14€). O acesso ao areal é facilitado através de uma escadaria de madeira. 

3 – Praia dos Estudantes

A Praia dos Estudantes está localizada perto do Centro Histórico de Lagos e da Praia Dona Ana. É um lugar lindo para passar o dia e admirar a bela paisagem, seja sozinho, a dois, com amigos ou em família.

Esta bela enseada é abrigada do vento e tem alguns serviços à disposição nas proximidades: alojamentos, bares, restaurantes típicos, etc.

O acesso à Praia dos Estudantes é feito por uma escadaria improvisada na falésia ou por uma fenda na rocha da Praia da Batata, a praia mais popular de Lagos, local de onde partem os passeios de barco para a Ponta da Piedade. 

4 – Ponta da Piedade

Melhores praias em Lagos - Praias mais bonitas de Lagos

Cercada por belíssimas formações rochosas, a famosa Ponta da Piedade é um dos locais mais fantásticos de Lagos.

Está repleta de grutas secretas e enseadas de águas limpas e transparentes, acessíveis através de passeios de barco, que partem diariamente da Marina da cidade. Por isso, reserve pelo menos 1 hora do seu dia para esse passeio. Vale a pena!

Além disso, no topo da falésia, os turistas ainda podem avistar o mais belo pôr-do-sol de Lagos.

Se gosta de caminhadas e atividades ao ar livre, vale a pena explorar os trilhos das arribas repletos de magníficos miradouros naturais com vista paradisíaca sobre o mar. 

Há também recifes de coral, o que torna o local num destino perfeito para fazer snorkeling. Situada na chamada Costa d’Oiro, a Ponta da Piedade fica a pouco mais de 2 km do centro da cidade.

5 – Praia dos Pinheiros

Melhores praias em Lagos - Praias mais bonitas de Lagos

Gosta de praias “secretas”? Então vai adorar conhecer a Praia dos Pinheiros, um dos segredos mais bem guardados do Algarve. Escondida numa pequena baía rochosa, esta praia é uma boa alternativa às praias mais populares de Lagos. 

Longe das grandes multidões, é o destino perfeito para casais que gostam de recantos de natureza no seu estado mais puro. Esta praia fica a 150 metros da Praia do Camilo e a pouco mais de 2 km do centro da cidade. O local não tem serviços de apoio.

Portanto, restaurantes e bares não existem por ali. Quem pretende passar o dia na Praia dos Pinheiros deve levar lanche, bebidas e saquinho para recolher o seu lixo. O acesso ao areal é feito por um trilho curto em meio às arribas.

6 – Praia do Barranco do Martinho

Na lista das melhores praias em Lagos, não poderia faltar a charmosíssima Praia do Barranco do Martinho, situada a 200 metros da Ponta da Piedade, na chamada região de Santa Maria.

Esta praia é um recanto do paraíso e esta predileção deve-se ao seu isolamento. A praia não é vigiada, além disso não conta com apoio de restaurantes, cafés, vendedores ambulantes, etc.

Protegida por enormes falésias avermelhadas, as águas calmas e cristalinas da Praia do Barranco do Martinho são um convite a mergulhos refrescantes nas tardes quentes de verão.

O local apresenta um areal de pequenas dimensões que no horário da maré alta quase desaparece. Deserta praticamente o ano todo, é uma das praias mais românticas de Lagos para relaxar a dois. 

7 – Praia da Balança

A Praia da Balança, conhecida popularmente como Praia Grande, é uma das praias mais tranquilas de Lagos para umas férias sossegadas na região.

Está localizada entre a Praia dos Pinheiros e a Ponta da Piedade. Com um areal de pequenas dimensões, deve ser frequentada somente no horário da maré baixa.

O acesso faz-se por entre as arribas, por isso recomenda-se cautela na descida para os banhos. Não tem apoio de restaurante-bar. Recanto ideal para descansar e apreciar o melhor da natureza. A não perder!

8 – Praia do Canavial

A Praia do Canavial é uma das praias escondidas de Lagos. Como fica mais isolada, esta enseada é perfeita para quem procura uma praia sossegada para namorar e relaxar a dois.

Rodeada por altas arribas e abrigada do vento, a Praia do Canavial passa despercebida aos mais distraídos. A água do mar é calma e cristalina, ideal para a prática de snorkeling. No areal também é possível que encontre alguns naturistas.

Se não sabe como ir, nós explicamos: a praia pode ser acessada através de passeios de barco que partem da Praia da Batata ou a pé, pela areia da Praia do Porto de Mós, durante o horário da maré baixa. Assim sendo, se optar pela caminhada fique atento à Tábua das Marés. 

9 – Praia do Porto de Mós

Em formato de meio círculo, a Praia do Porto de Mós é uma das melhores praias de Lagos para ir a banhos, protegida por diversas falésias douradas. 

Podem-se observar vistas deslumbrantes para o mar, a partir dos miradouros naturais do alto das arribas. Na praia, há um extenso areal para estender a toalha ou fazer uma bela caminhada ao ar livre. 

A Praia do Porto de Mós é uma ótima dica para famílias com crianças e bebés, por oferecer diversos serviços como: restaurantes, cafés, duchas, salva vidas, bandeira azul, estacionamento grátis e acesso fácil às suas areias. 

10 – Meia Praia

Foto: visitar Lagos

Com 5 km de extensão de areia entre a Marina e a Ria de Alvor (Portimão), a Meia Praia é a maior praia do concelho de Lagos. A temperatura média da água do mar no verão é de 23 ºC. 

Situada perto da Estação do Caminho-de-ferro, esta praia possui bons acessos para pessoas com mobilidade reduzida, assim como outras infraestruturas de apoio ao turista.

A Meia Praia também é propícia para a prática de desportos náuticos, como o windsurf, esqui aquático e vela. Para além disso, tem um areal amplo, perfeito para caminhadas e para jogos de voleibol e futebol de praia. 

Depois, há serviços e boas instalações: aluguer de guarda-sol e cadeiras, estacionamento gratuito, restaurantes com vista para o mar, WC, e nadador salvador durante os meses de verão.

Onde ficar em Lagos

A região de Lagos tem uma estrutura de hotéis de ótimo nível – e não só na categoria luxo! Fomos à procura das melhores hospedagens e descobrimos que a oferta de alojamento na cidade é bastante variada.

O destino oferece alojamentos desde o ambiente romântico ao familiar, do all inclusive ao apartamento independente, da pousada de juventude ao hotel 5 estrelas. Abaixo listamos os hotéis que mais nos agradaram. 

Atenção: os hotéis na cidade têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados. Por isso, se pretende visitar Lagos durante esses dias, clique nos links e garanta o seu quarto com antecedência.

Divulgação: Cascade Wellness Resort – Lagos

Hotéis para dormir perto das praias de Lagos

Villas D. Dinis: Hospedagem com excelente localização, a apenas 5 minutos a pé da Praia Dona Ana e a 1,5 km do Centro Histórico de Lagos. Apresenta villas tradicionais com terraços privados, piscina exterior, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Costa d’Oiro Ambiance Village: Hotel 4 estrelas com localização privilegiada em Lagos. Fica a 300 metros da Praia Dona Ana e 1,5 km do Centro Histórico da cidade. Dispõe de acomodações confortáveis e climatizadas, 2 piscinas ao ar livre, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Boutique Hotel Vivenda Miranda: Hotel 4 estrelas com vista para o mar. Disponibiliza acomodações aconchegantes com varandas ou terraços privados, piscina exterior, banheira de hidromassagem, sauna, serviço de massagem, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Cascade Wellness & Lifestyle Resort: Hotel de luxo 5 estrelas com vista privilegiada sobre o mar. As villas e os apartamentos incluem áreas amplas com uma cozinha moderna totalmente equipada. Para além disso, dispõe de um spa com 4 salas de tratamento e piscina exterior aquecida, ginásio, clube infantil, 2 campos de futebol, 2 campos de ténis, salão de jogos, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Uma Casa a Beira Sol: Alojamento confortável com excelente localização em Lagos. Fica a pouco mais de 500 metros da Praia Dona Ana e a 1 km do Centro Histórico da cidade. Disponibiliza acomodações aconchegantes, piscina ao ar livre, jardim, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Café da manhã incluso no valor da diária!

Vivenda Solmar: Alojamento com localização privilegiada na Praia do Porto de Mós. O Centro Histórico de Lagos fica a apenas 5 minutos de carro. Apresenta acomodações confortáveis com kitchenette e banheiro privado, piscina com vista para o mar, terraço para banhos de sol, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Como ir às praias de Lagos – Algarve

O Aeroporto que serve a região de Lagos fica na capital Faro. A cidade de Faro é ligada por vôos diretos a Lisboa, ao Porto e às principais cidades da Europa, como Londres, Paris, Milão, Amsterdã, Bruxelas, Frankfurt, Berlim e Genebra — tanto por cias. convencionais como pelas low-costs EasyJet e Ryanair.

Se não houver vôos diretos, você pode conseguir vôos com conexão em Lisboa ou no Porto com a TAP. Chegando em Faro pode alugar um carro no próprio Aeroporto, contratar um transfer ou apanhar o comboio (trem), ônibus (auto-carro) para Lagos.

Mas a melhor maneira de chegar em Lagos e circular pelas praias e outros locais de interesse é de carro próprio ou alugado. Além do todo o conforto, liberdade e praticidade, estando de carro não precisará gastar dinheiro com corridas caras de táxi ou Uber.

Nós quase sempre vamos às praias de Lagos de carro por conta própria, embora na região haja uma vasta oferta de excursões guiadas. Inclusive diversas agências oferecem passeios de barco pelas praias de Lagos. Se tiver interesse nos passeios de barco, peça informações no o seu hotel.

Dicas para visitar as praias de Lagos

Preste atenção ao visitar as praias de Lagos, sobretudo quando for fotografar de cima das falésias, lembre-se que as arribas são instáveis e há risco de desabamentos. 

O mar em Lagos geralmente é calmo e cristalino. A temperatura da água do mar chega a 25°C nos meses de verão. Mas vale mencionar, dependendo das correntes e dos ventos, a água mesmo nos meses de verão pode ficar mais fria.

As temperaturas da água do mar atingem os valores mais baixos do ano nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março com 15°C.

Para horários dos trens ligando Lisboa ao Algarve, visite o site da Comboios de Portugal. Para horário dos autocarros (ônibus) de Lisboa para o Algarve, visite o site da Rede Expressos. Para horários e preços dos autocarros (ônibus) em Lagos, clique aqui

Quantos dias ficar em Lagos

Se o objetivo da sua viagem a Lagos é descansar, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para compensar o deslocamento. Agora se a ideia for passear e explorar outras praias da região, a viagem-padrão de 7 dias completos é perfeita. 

Dicas de outras praias a visitar

Agora que você já descobriu as melhores praias a visitar em Lagos – Algarve, aproveite e confira os nossos roteiros recheados de belos locais para explorar na costa algarvia. 

+ O que fazer em Burgau

+ Melhores praias de Vila do Bispo

+ Melhores praias de Albufeira

+ O que visitar em Sagres

+ Melhores praias de Portimão

+ Roteiro de 7 dias no Algarve

+ Melhores praias da Costa Vicentina

Ficamos super felizes em ajudar no seu planejamento de viagem. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e informações. Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) ao blog!

*Gostou do post sobre as melhores praias em Lagos – Algarve? Compartilhe com os amigos! 

Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !

O post Melhores praias em Lagos apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.


Melhores praias em Lagos published first on https://partiupelomundo.com/