Roteiro turístico: o que fazer em Bragança
A bonita e rústica cidade de Bragança, no alto da região portuguesa de Trás-os-Montes, foi ocupada em tempos antigos por romanos, para depois passar às mãos de suevos e visigodos. Enfrentou saques e ataques durante a invasão moura à Península Ibérica e, finalmente, resistiu a incursões espanholas, durante a formação do estado português – mais tarde a franceses, pouco antes da independência do Brasil… A história de Bragança é sobretudo militar. Formada inicialmente entre o século XI e XII, na região que era conhecida como Benquerença, a cidade e sua fortaleza prosperaram em uma região fronteiriça, alvo de constantes ataques de inimigos e estados vizinhos. Aqui, um roteiro turístico sobre Festas de Inverno (Caretos), o que fazer em Bragança, onde comer bem, onde dormir, dentre outras informações imperdíveis!
Onde ficar em Bragança

Pousada São Bartolomeu, um dos melhores hotéis de Bragança
Ficamos super felizes em ajudar no planejamento da sua viagem. Por isso, fomos à procura dos melhores hotéis para dormir em Bragança. Os alojamentos que recomendamos são: a Quinta da Boa Aventura (2 km do centro de Bragança), o fantástico Solar de Santa Maria (excelente localização), a Pousada São Bartolomeu (melhor vista da Cidadela de Bragança) e a Quinta da Rica-Fé (cercada de natureza).
Para quem pretende dormir e conhecer o Parque de Montesinho, indicamos a Casa da Edra. Entre no site do Booking e confira outros hotéis com excelente custo-benefício, Aqui !
Nota importante: os hotéis em Bragança têm uma taxa de ocupação alta durante os meses de férias escolares, fins de semana e feriados prolongados.
Castelo de Bragança
O Castelo de Bragança é sem dúvida a principal atração da cidade – e grande vetor por detrás da história na região. Quem observa o castelo hoje não tem como dizer quantos ataques, derrubadas, reformas, reforços e campanhas se passaram por ali.

O Castelo de Bragança é considerado um dos mais belos do país
A história do castelo começa com a construção de muros e cercados no entorno da então aldeia, para mais facilmente repelir invasores e saqueadores. O Castelo de Bragança, de fato, só foi erguido durante o reinado de D. Dinis, já no século XIII.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Torre de Menagem
A poderosa fortaleza era um ponto avançado importante para o exército português, com suas pesadas e espessas muralhas, com 15 torres, a maior delas subindo a mais de 30 metros de altura. A Torre de Menagem do castelo, possui 34 metros de altura e abriga hoje o fascinante museu militar de Bragança.

Torre de Menagem
O museu conta muito da história da própria Península Ibérica, e mostra como uma aldeia tão pequena exerceu um papel essencial na formação e também na defesa de Portugal por séculos. Além disso outra atração ali, é a a Torre da Princesa – uma formação sem dúvida bonita dentro das muralhas, porém mais fantástica pela lenda que cerca sua história.
Porta do Sol
A Porta do Sol da cidadela murada, é uma das principais entradas no lado leste da fortaleza (daí seu nome). O arco de entrada, dá ao visitante a ilusão de entrar em outro mundo… um mundo de histórias medievais que só achamos em livros.
Domus Municipalis

Domus Municipalis
Mas não é apenas o castelo que chama a atenção em Bragança. O Domus Municipalis, é uma construção românica – local no qual se realizavam as reuniões mais importantes da cidade. Ali importantes decisões foram tomadas – militares e em prol da cidade de Bragança.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!
Pelourinho

Porca da Vila
As punições a transgressores eram realizadas ao lado – no Pelourinho. O monumento de pedra foi passado, em 1860, para os jardins internos, junto ao castelo. A atmosfera medieval da obra desanuviou, e hoje o Pelourinho é um lindo monumento cercado de belas árvores ao lado das muralhas do castelo.
Igreja de Santa Maria da Assunção

Igreja de Santa Maria da Assunção – Cidadela de Bragança

Interior da Igreja de Santa Maria da Assunção
Continuando sobre o que fazer em Bragança, não poderia faltar a dica da bela Igreja de Santa Maria da Assunção, situada ao lado do Domus. Como muitas das igrejas portuguesas, sua aparência barroca – resultado de reformas seguidas entre os séculos XVI e XVIII – esconde uma história muito mais antiga. Dentro das muralhas, a igreja já possuía boa parte de sua estrutura em estilo românico, ainda no século XII.
Museu Ibérico da Máscara e do Traje
As festas de inverno sempre foram famosas na região, assim como as festas da cidade de Zamora, já no lado espanhol da fronteira. A cultura trasmontana possui uma espécie de Carnaval – algo bastante diferente do que temos no Brasil.

Caretos – Festas de Inverno
Contudo, mesmo fora da época que marca os eventos na região, o turista pode conhecer um pouco desse Carnaval diferente e das tradições trasmontanas seculares, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje – situado dentro das muralhas do Castelo de Bragança.
+ Reserve Hotel pelo Booking com até 50% desconto – Cancelamento Gratuito!

Caretos – Festas de Inverno
Máscaras bizarras e roupas curiosas, chamam a atenção dos visitantes nesse museu de três pisos, divididos entre a Festa de Inverno de Trás-os-Montes, a Festa de Inverno de Zamora e a Sala do Artesão. Uma parada imperdível para quebrar a rotina histórica da cidade.
Praça da Sé

Praça da Sé
Ainda sobre o que fazer em Bragança, no centro da cidade, a pouco mais de 10 minutos de caminhada do Castelo, está a Praça da Sé. Este pequeno e antigo largo, abriga a Sé Velha de Bragança e o Solar dos Calaínhos. Além disso, a Praça da Sé, já foi um dia um dos principais pontos de comércio de Bragança. Rende belas fotos!
Onde comer bem
Solar Bragançano
Endereço: Praça de Sé, 34, Bragança, 5300 – Portugal
Restaurante O Abel
Endereço: Rua do Sabor, Gimonde, Bragança, 5300-553 – Portugal
Informações úteis
Todos os pontos turísticos mencionados a cima, são facilmente percorridos a pé. Bragança, fica a cerca de 200 km do Porto e a 100 km de Zamora, na Espanha. Já a região da Sanabria (Espanha), situa-se a pouco mais de 60 km. Para os amantes de natureza, um tour pelo Parque Natural de Montesinhos, é imperdível!

Cidadela de Bragança
Bragança está entre as cidades mais frias de Portugal. Os meses mais gelados são de Outubro a Abril. De Maio a Setembro, são os meses mais convidativos para passeios ao ar livre. A melhor forma de chegar na cidade é de carro próprio ou alugado. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e sugestões. Obrigada pela visita e seja sempre bem-vindo (a) ao blog!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
Informações extras: acesse o nosso artigo completo sobre o que fazer em Chaves e onde ficar em Chaves (aqui). Gostou do post sobre as festas de inverno e o que fazer em Bragança? Compartilhe com seus amigos!
O post O que fazer em Bragança apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
O que fazer em Bragança published first on https://partiupelomundo.com/
No comments:
Post a Comment