Litoral Fluminense: roteiro de 3 dias em Paraty
Paraty é um destino notável pela sua arquitetura colonial bem preservada. Além disso, o cenário natural das montanhas íngremes, banhadas por águas cor esmeralda, torna Paraty um dos locais mais surpreendentes do Brasil. Como se isso não bastasse, a região ainda abriga centenas de ilhas paradisíacas, cachoeiras, trilhas pela Mata Atlântica, Alambiques e diversos restaurantes de gastronomia brasileira e internacional. A cidade é super animada, especialmente durante os meses de férias escolares. As principais ruas do centro histórico são fechadas para veículos motorizados, tornando-se um lugar convidativo a passeios. No post de hoje, elaboramos um roteiro de 3 dias em Paraty, para uma viagem bem sucedida. Verifique!
Dia 1 – Paraty
Após o reforçado café da manhã na pousada, caminhe sem pressa pelas ruas cinematográficas de Paraty. Durante o percurso, preste atenção às fachadas dos casarões coloniais, decoradas com desenhos geométricos em relevo – marca registrada da maçonaria portuguesa.
Querendo saber toda a história e curiosidades, recomendamos fazer um tour guiado pelo centro histórico da cidade. Vale salientar que a pavimentação das ruas é feita de paralelepípedos, por isso aconselhá-mos levar calçado confortável. Além das igrejas e do casario colorido, conheça também a Casa da Cultura e o Museu de Arte Sacra.
A seguir ao almoço, explore o parque das Cachoeiras Tabogã e Tarzan. O melhor trajeto para chegar às cascatas é feito pela BR-459, em apenas 15 minutos de carro, desde Paraty.
Uma vez por ali, conheça o Alambique Engenho D’Ouro, que produz algumas das melhores cachaças artesanais da região. O Alambique está localizado a poucos passos das cachoeiras, funcionando de sábado a domingo das 08:30 às 17:15. Para um jantar memorável, vá ao Voilà Bistrot (Pousada Caminho do Ouro), situado a 6 km do centro histórico.
Para dormir em Paraty sugerimos: Pousada Casa Colonial Paraty, Casa Turquesa, Porto Imperial. Pousada do Sandi, Casa Mar de Paraty, Pousada Literária de Paraty e a Pousada da Marquesa.
Procurando um alojamento mais em conta? Opte pelas seguintes hospedagens: Pousada do Príncipe, Pousada do Cais. Casa da Lapa B&B, Boutique Hotel Carpe Diem, Pousada Bartholomeu e a Pousada do Aconchego. Faça sua reserva com desconto através do Booking.
Dia 2 – Paraty
No dia dois sugerimos fazer o passeio de barco pelas ilhas e praias. Os tours são realizados em escunas ou lanchas, com saídas diárias do cais de Paraty. No geral, os passeios têm uma duração de 5 a 6 horas. Os ingressos podem ser facilmente adquiridos nas várias agências locais, situadas na Avenida Roberto Silveira.
Durante o trajeto você vai conhecer lugares incríveis como: Lagoa Azul, ilha dos Côcos, Saco de Mamanguá, Praia do Lula, etc. Recomenda-se fazer o passeio em dias ensolarados. Por isso, fique de olho na previsão do tempo.
Para mais, marque um jantar no Banana da Terra, um dos mais conceituados restaurantes de Paraty, localizado no centro histórico. Saiba tudo sobre Paraty no artigo completo (aqui). Está gostando do roteiro de 3 dias em Paraty? Salve o post nos favoritos! Aproveite e confira os preços de hotéis com desconto no Booking.
Dia 3 – Trindade
Trindade encontra-se a 30 minutos de carro de Paraty. A vila é simples, entretanto a região é repleta de encantos naturais. Há diversas praias para todos os gostos, rios e cachoeiras. As praias próximas ao vilarejo são: Praia do Cepilho (preferida dos surfistas), Praia de Fora, que faz a ligação entre a Praia do Cepilho e a Praia dos Ranchos (preferida pelos casais).
A Praia do Meio é um dos recantos mais badalados de Trindade, cujo o acesso é feito pelo caminho de terra batida, a partir da Praia dos Ranchos. Mas, a grande atração de Trindade é a famosa Piscina Natural do Cachadaço, do qual o trajeto pode ser feito por trilha (cerca de 1 hora/ida e volta) ou de barco, desde a Praia do Meio.
Acordando cedo, dá para conhecer esses paraísos tranquilamente em 4 ou 5 horas. A seguir ao almoço, descubra uma das atrações mais curiosas de Trindade – a Pedra que Engole. Trata-se de uma cascata envolta de uma formação rochosa que convida os visitantes a serem “engolidos” por uma pedra. Quem encara?
O caminho da trilha para a Pedra que Engole fica próximo à Praia do Meio e o nível de esforço físico é baixo. Porém, não recomendável para pessoas com dificuldades de locomoção. Para saber mais sobre Trindade acesse o post (aqui). Gostou do roteiro de 3 dias em Paraty? Compartilhe!
*Nota importante
Os hotéis em Paraty têm uma taxa de ocupação alta nos meses de férias escolares, fins de semana e feriados. Por isso, se você pretende viajar nessa época, faça a sua reserva com antecedência e aproveite as melhores tarifas no site do Booking.
*Dicas extras
Planejando uma viagem pelo litoral do Estado do Rio de Janeiro? Veja as nossas dicas sobre Angra dos Reis, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e o artigo sobre os hotéis com bom preço no Rio de Janeiro. Saiba também onde se hospedar na Barra da Tijuca, e o que fazer na Praia de Ipanema e Copacabana. Você vai gostar!
Procurando Hotel? Pesquise as promoções no Booking.com – você não paga nada por isso, cancela e altera quando quiser e ainda tem a garantia dos melhores preços. Saiba mais: Aqui !
*Gostou do roteiro de 3 dias em Paraty? Compartilhe com seus amigos!
Este artigo pertence à Partiu Pelo Mundo ! O artigo original pode ser encontrado aqui: Roteiro de 3 dias em Paraty
Partiu Pelo Mundo © 2018 - Todos os direitos reservados
O post Roteiro de 3 dias em Paraty apareceu primeiro em Partiu Pelo Mundo.
Roteiro de 3 dias em Paraty published first on http://partiupelomundo.com/
No comments:
Post a Comment